:: Página Principal  
 
Arrancada em Rafaela - Argentina- 23 de julho de 2017

Recomende essa cobertura no Facebook:
Curta o DragsterBrasil.com:

Texto: Fabio Pascoal / Filipe Sturion

No dia 23 de julho, DragsterBrasil.com esteve na Argentina para acompanhar de perto uma prova de Arrancada realizada pela Schneider Competicion, empresa chefiada pelo mestre Fabian Noel Schneider, que comanda provas de Arrancada por toda a Argentina já há 14 anos. A prova foi realizada no Autódromo de Rafaela, em Santa Fé, a 160km da cidade de Rosário e cerca de 530km da capital Buenos Aires. Trata-se de um circuito Oval longo, com duas retas de 1500 metros e curvas inclinadas, que chegou a receber até provas da Formula Indy! A Oval é tão grande que no meio, abriga o estadio de Futebol da cidade!


Na Argentina, as provas de Arrancada são disputadas em classes de tempo, não existindo portanto um regulamento técnico. Em Rafaela, existem 10 classes, que vão desde os 14 segundos até os 8.7s, terminando na categoria Livre. Vale lembrar que a distância da disputa é de 250 metros (1/4 de quilômetro).

A primeira vista o evento parece um pouco bagunçado, mas ao se inteirar com o sistema de disputa, notamos que os hermanos dão um show de organização e agilidade. São dezenas de largadas de cada competidor para classificar-se em duas chaves de mata mata. Os dois vencedores da segunda chave, completam a primeira chave, com os melhores classificados, de onde saem os campeões do evento.

Motor Ford 4 cilindros aspirado com cabeçote Volvo 16V preparado pela Bini, um dos mais renomados preparadores da Argentina. São 400cv utilizando mistura de metanol e gasolina!


Os pegas entre carros e motos acontecem simultaneamente. A reta principal de 1500 metros é dividida em dois e ambos os tipos de veículos largam em sentidos opostos. Para isso, o evento conta com dois sistemas de cronometragem distintos. O Público, apaixonado por automobilismo e motociclismo, não desgruda da grade de proteção da pista.

A grande maioria dos carros são aspirados, e além de desempenho, mostram uma grande resistência, afinal é uma puxada em cima da outra, sem pausa! Durante o único dia de evento, os competidores chegam a fazer mais de 20 largadas e, as finais, são disputadas no sistema de melhor de 3. Nesta fase, muitas vezes, os caros não chegam nem a ser desligados!
Mesmo contando com 100 carros e 180 motos em apenas um dia de competição, o evento seguiu até seu final sem maiores problemas. Não houve grandes quebras e a pista não ficou parada por mais de 20 minutos! (Neste evento, a pista ficou parada uma única vez). Além disso, os pilotos estão sempre prontos para largar e os organizadores também com tudo em ordem, sem demoras ou atrasos.

Loucura!
Em busca de melhor distribuição de peso, o motor 6 cilindros aspirado/nitro do Ford Falcon foi colocado no interior do carro, e o piloto vai sentado onde seria o banco de trás. Não existe parede corta-fogo. A frente é dos lendários Turismo Carretera.

Para andar ainda mais forte com carros aspirados, o alivio de peso corre solto! Alguns chegam até a passar do ponto, conforme vocês podem ver em algumas fotos e videos! No quesito segurança, apenas extintor, capacete e cinto de segurança, mesmo nos carros aliviados. Segundo Fabian, o índice de acidentes é baixíssimo, mas mesmo assim equipes de resgate e UTI móveis estão sempre apostos e ligados nas puxadas. O alivio de peso é tanto que é comum carros sem assoalho. Com uma grande área de frenagem, alguns competidores chegaram a retirar os freios dos carros, e este item teve que ser exigido em regulamento para ser usado!


Outro fato interessante é o valor para andar. Não há custo de inscrição, o participante paga somente a entrada normal, com valor equivalente a 40 reais. Somado a isso, a associação de pilotos da Argentina cobra um seguro de vida de no valor de 250 pesos, equivalente a 50 reais quando esta reportagem foi feita.

Ford F100 no melhor estilo Drag Race. Suspensão traseira four link e motor Chevy V8.

Durante minha visita, traçamos junto aos organizadores argentinos um plano para tentar levar alguns carros brasileiros para acelerar em Rafaela, e também, é claro, alguns competidores argentinos para acelerar no Brasil! Alguns competidores Argentinos já fazem bonito por aqui, como Javier Dimaio, Lucas Gonzales, entre outros. Mas há carros bem legais lá que fariam muito sucesso em terras brasileiras, como o Chevy V8 Blower do Turco, por exemplo


Enquanto no Brasil os VW de tração dianteira são os mais numerosos nas pistas, lá a marca mais preparada é sem duvida a Fiat. Fato curioso é que muitos carros originalmente de tração dianteira, recebem motor e câmbio transversal na traseira do veículo e passam a utilizar a tração traseira. Se aqui fazemos os motores Gm 6 cil, lá o Ford 6 cil em linha predomina e o barulho do motor Falcon impressiona!


Na prova Argentina não há tratamento de pista e por esse motivo não seria justo comparar os tempos com os alcançados pelos brasileiros. Mas eles aceleram para valer e muitas vezes com equipamentos produzidos por sua própria industria, o que é muito legal! Eles sentem orgulho em utilizar um grande numero de peças produzidas na própria Argentina!

Câmbio SAENZ, fabricado na Argentina especificamente para competições.

Mas os produtos brasileiros também estão lá! FuelTech e Master Power estão presentes em muitos carros, e o povo argentino mostrou ter muito respeito e admiração pela Arrancada Brasileira. Estou contando os dias para retornar e aprender um pouco mais sobre nosso país vizinho, e também, por que não, levar um pouco do nosso conhecimento para lá!


Fotos
Fotos: Fabio Felix Pascoal

Videos

Ford Falcon nitro de Jorge "El Bufalo Blanco"
Ford Falcon seis cilindros carburado com nitro, conhecido com "El Bufalo Blanco". Detalhe para o motor dentro do carro e o piloto sentado onde seria o banco traseiro.

Chevy Blower Turco Ale
Confira a puxada animal do Chevy da equipe argentina Turco Racing. O carro é equipado com motor 350", blower BDS e dois carburadores quadrijet. Evento organizado pela Schneider Competition.

Ford Falcon aspirado do piloto Hormiga
Ford Falcon aspirado do piloto Hormiga. O carro é conhecido como La Pantera Rosa. Prova realizada na pista de Rafaela. Carro com motor seis cilindros em linha Ford e utiliza injeção FuelTech FT500.

Ford F100 com motor V8 Chevrolet
Ford F100 com motor V8 Chevrolet do piloto Diego Bortoló. Carro aspirado, com carburador quadrijet.

Ford Taunus aspirado 400cv, cabeçote de Volvo!
Ford Taunus aspirado 400cv, cabeçote de Volvo!
Made in Argentina!!! Motor Ford 2.6L (bloco original do Taunus) com cabeçote Volvo. Motor aspirado de 400cv e usa FuelTech FT500. Piloto Rodrigo Nicolas Giuliano.

Seizão em linha aspirado nitro
Chevy argentino equipado com motor 6 cilindros em linha, utiliza carburador e oxido nitroso. O berro do seis canecos é violento!

Fiat 600 aspirado carburado 8.77s em 250 metros!
O belíssimo Fiat 600 do piloto Gabriel Chuqui Rene. 8.77s em 250 metros.


 
  :: Página Principal