:: Página Principal  
 

  - Etapas

  - Regulamento


1ª Etapa - 01 e 02 de abril

Comentários

Foi dada largada para o Pernambucano de Arrancada 2006. A 1° etapa do Campeonato mais disputado do Nordeste contou com a fortes do Norte/Nordeste despejando toda potência nos 300 metros da reta do Autódromo Internacional de Caruaru.
Na pista, pilotos vindos do Piauí, Ceará, Rio Grande presença de um grande público, que pôde ver de perto os carros mais do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia e Distrito Federal mostraram que estão sedentos em topar o acelerador e disputar cada milésimo de segundo em busca do lugar mais alto do pódio.

Durante os treinos do Sábado já era possível perceber que ninguém estava ali para brincadeiras, mostrando que o Pernambucano 2006 será o mais competitivo dos últimos anos, com novo regulamento e novas categorias, promovendo uma grande evolução no nível técnico dos carros, e do profissionalismo dos pilotos.
A TV Record esteve presente durante todo o dia no Autódromo, gravando imagens e entrevistando pilotos para um programa, que foi veiculado em rede nacional no Domingo, 02 de Abril. O programa abordava o crescimento do esporte Arrancada em todo país, sendo uma grande alternativa para diminuir os rachas nas ruas.

Mais uma vez, o Departamento Técnico da ProRacing foi bastante rigoroso na vistoria dos veículos antes das baterias do Domingo, barrando toda e qualquer irregularidade, desde a falta de palhetas de limpador de pára-brisa até pneus com medidas inferiores as permitidas pelo regulamento.
Irregularidades devidamente sanadas foi dado início às puxadas na pista, com shifts acendendo ha todo momento e motores despejando potência bruta no asfalto, que devido ao tempo encoberto, se apresentava relativamente frio.

Apesar do tempo nublado, com a chuva ameaçando cair a qualquer momento, o tempo na pista estava fervendo, com um show de potência das máquinas, que abriram com pressão total o Pernambucano de Arrancada 2006. Tudo sob o olhar de um público bastante agitado, que delirou a cada largada e pôde acompanhar ainda o duelo Pernambuco X Bahia de motos, realizado durante os intervalos, acompanhado de uma distribuição de brindes promovida pela Master Power Turbos, que é, junto com a Restaurakar, os mais novos parceiros do Pernambucano de Arrancada, quer já conta com a Displatec embreagens, Rádio Jovem Pan, Restaurante Via Regional e Hotel Central de Caruaru.

Comentário das Categorias:

DESAFIO
Em sua estréia, a categoria que vem contribuir ainda mais com os esforços para coibir os rachas de rua, teve a participação de carros bastante distintos, desde totalmente originais, aspirados e até turbo tentando cravar os 14 “nos 300mts da reta. Melhor para o Gol 360 de Carlos Schüller, que na 1° puxada marcou 14,016. O 2° lugar ficou com Bruno Moroni e seu Astra n° 14 com 14,156. Eyder Cruz levou a 3° colocação com 14,297 em seu Celta Turbo”.

SD
Agora com regulamento modificado, a Standard Tração Dianteira contou com nove participantes nessa 1° etapa. O menor tempo do dia ficou com Getúlio Jr e seu Gol 380 “Patinho Feio”, ao cravar 12,765. O 2° segundo lugar ficou para Gildo Nascimento tocando seu Gol n° 90, com o tempo de 13,500. Gildo, que ano passado andou de Turbo, teve seu motor quebrado ainda no Sábado e, com bastante força de vontade e ajuda dos amigos, conseguiu arrumar o carro para andar no Domingo. A 3° colocação ficou com Ivan Souza e seu Voyage 66, com 14,375.

STD
Estreando seu belo Gol GTS Injetado n° 90, o veterano Arthur Carneiro levou para casa o troféu de 1° lugar ao marcar 12,875. Em 2° ficou o piloto Helson Jr, ao marcar 13,047. A terceira posição foi para Alagoas, com o tempo de 13,156, marcado por Leto Costa em seu Gol 666.

STT
Voltando as pistas depois de mais de um ano parado, o piloto Osmário Lacet andou sozinho na categoria e sofreu com o acerto do novo motor e problemas no trambulador. O melhor tempo do Opala 78 “Golden Bullit” foi 14,968.


SSTD
Disputa entre Pernambuco e Ceará na Super Street Dianteira. O piloto Rudiney Sabino acelerou forte seu Gol e levou para Fortaleza o troféu de 1° lugar com o tempo de 11,235. Arthur Carneiro ficou com o 2° lugar, ao cravar 12,437.

SSTT
Andando sozinho também nessa categoria, Osmário Lacet acelerou seu Opala 78 e marcou 11,938 nos 300mts.

STTD-B
A categoria que substituiu a Turbo Original do ano passado, teve a participação de 14 carros, com briga feia na pista em busca do lugar mais alto do pódio. O melhor entre os melhores foi o recifense Tércio Arruda, que cravou o calcanhar no acelerador de sua Saveiro “Black 10” e ficou em primeiro, repetindo a façanha da última etapa de 2005. O tempo de Tércio foi 11,359. Em seguida veio Ricardo “da Tim”, marcando 11,437 a bordo de seu Gol n° 222. A terceira posição foi do Campeão 2005 Tiago Melo e seu Gol 97, com o tempo de 11,547.

STTD-A
Substituta da extinta Turbo Super, a categoria foi vencida pelo Campeão 2005, o baiano Leonardo Cazé, que não deu mole e cravou 10,547 em seu Gol bolinha n° 5. Em segundo o valente Pálio 555 do recifense Gustavo Rafael, que cravou 11,266. A terceira posição foi para Natal – RN com o estreante Pablo Escobar, ao marcar 11,843 em sua Saveiro n° 1.

STTT
Andando sozinho na estréia da categoria, Rousseau Xavier pisou tudo em seu Fusca n° 16 e levou para Natal o troféu, cravando 11,437 ao final da reta.

FLTD
Uma das categorias mais fortes do Campeonato teve briga feia entre Bahia e Ceará, com o Campeão 2005 Guto Oliveira defendendo Salvador, enquanto que Ricardo Ráz e Rudiney Sabino defendiam a capital Fortaleza. Aliás, Ricardo Ráz é o atual recordista da categoria, recorde esse tomado do baiano na 5° etapa de 2005. Já na 1° puxada, Ricardo Ráz enfiou baixos 10,657 com seu muito bem montado Gol Turbo n° 7. Guto não fez de rogado e “sentou a bota” em seu Gol “Hulk” n° 16 pra marcar 10,375. Veio a 2° bateria e o “Hulk” não pode alinhar por problemas mecânicos, deixando os conterrâneos Ricardo e Rudiney brigando entre si. Ao final, Ricardo Ráz levantou o troféu de 1° lugar, com o tempo de 10,063, seguido por Guto com 10,657 conseguidos na única puxada, e em terceiro Rudiney Sabino, que cravou 11,375 em seu valente Gol aspirado 55. Com a intenção de pontuar, o baiano Marcelo Viana participou da categoria e marcou 11,610 com um belo Voyage n° 70 emprestado por um amigo, enquanto seu carro não fica pronto para entrar forte nessa disputa.
A categoria ainda vai dar o que falar esse ano, com os pilotos brigando feio dentro da pista em busca do título de 2006. Tanto Guto quanto Ricardo já providenciaram para que os carros permaneçam em Pernambuco, prontos e a afiados, para participarem de todas as etapas do campeonato.

FLTT
Na categoria de tração traseira mais braba do campeonato a briga pelas primeiras posições ficou entre os invocados Buggys de Natal e um Fusca AP turbo vindo Maceió-AL. Melhor para o piloto Júnior Pirangí e seu Buggy AP turbo Nitro n° 5, que andou muito e promete ser um forte candidato ao título 2006. Júnior marcou 10,672, seguido pelo Fusca Ap n° 73 de Luciano Oliveira com 11,141, e por Renato “TX”, que acelerou seu Buggy AP Turbo Nitro n° 99, para cravar 12,813, apesar do carrinho teimar em tirar a cara do chão durante grande parte da reta.
A categoria ainda contou com a participação do piloto Kênio Veloso e seu Chevette AP e do Campeão 2005 Antônio Alves, que deixou o Cobra V8 no estaleiro e acelerou uma curiosa gaiola AP Turbo, que mais parecia ter saído de um filme Mad Max.

A próxima etapa do Pernambucano de Arrancada está marcado para os dias 20 e 21 de Maio, quando novas batalhas serão travadas na pista, que agora contará com tratamento de VHT, mostrando mais uma vez o comprometimento da ProRacing em promover sempre a evolução do esporte Arrancada no estado de Pernambuco.
Mais informações sobre o Campeonato Pernambucano de Arrancada, você encontra no www.proracingpe.com.br

Texto: Ruy Guerra


Fotos

Resultados
 
  :: Página Principal