:: Página Principal  
 

  - Etapas

  - Regulamento

  - Recordes


4ª etapa - 12, 13 e 14 de setembro

Comentários

A quarta etapa do Piracicabano de Arrancada 2008, foi um sucesso! Nem a chuva que caiu durante todo o sábado foi capaz de esfriar o ânimo dos 130 pilotos inscritos. Foram oito recordes quebrados entre as dezesseis categorias disputadas. Essa “chuva” de tempos baixos nos 201 metros cronometrados do ECPA foi reflexo do final da temporada que está chegando, grande parte das categorias estão com o titulo em aberto, e vencer neste momento decisivo é muito importante.
Com presença garantida dos melhores pilotos paulistas no certame, cada vez mais comum ter pilotos de outros estados participando das etapas do Piracicabano. Nesta prova além de competidores de Santa Catarina e Minas Gerais, o evento contou com uma carreta lotada de bólidos, vinda da capital paranaense Curitiba.
Devido ao curto espaço de frenagem na pista piracicabana, o estreante na pista de Piracicaba, o paranaense Joacir Giaretta Cordova da equipe Autostreet, sofreu um acidente em sua primeira puxada oficial pela categoria Street Turbo Tração Dianteira B. Joacir acelerou forte, passou do ponto de frenagem e atravessou a caixa de brita, colidindo com a proteção de pneus no final da reta. Fora o susto os danos foram apenas materiais.
O piloto de São José do Rio Preto Rodrigo Facchini, da equipe Sportsystem, também acelerou pela primeira vez no ECPA, e fez bonito na Força Livre Tração Traseira. Com uma empinada fenomenal na largada, Facchini, não tirou o pé do acelerador para estabelecer o novo recorde da categoria. O 1/8 de milha (201 metros) foi engolido em 6s1 com uma velocidade final de 172 km/h.
Sérgio “Sapinho” Canga continua sua “varredura” de recordes pelo Brasil, faturou mais uma e de quebra baixou ainda mais pouco seu recorde na Força Livre Tração Dianteira. “A chuva prejudicou o grip da pista, a terceira marcha destracionou inteira, não grudava de jeito nenhum, caso contrario teria entrado na casa dos 5 segundos com facilidade”, revela Sapinho. Mas os concorrentes não estão parados, e começam a fazer as contas em busca do titulo de 2008. O terceiro colocado nesta etapa, Washington Ferreira, que perdeu a liderança do campeonato para Sapinho, depende de uma vitoria na final. “Na quinta etapa só me interessa a vitória, estou providenciando algumas alterações na transmissão e alívio de peso do carro”, revela Washington.
Uma das atrações extras do evento, foi a participação do piloto mirim de dragster, Nicolas Michel Degreas, Filho do piloto Cesar “Xuxu” Degreas. Com apenas oito anos de idade, Nicolas mostrou que tem futuro também na modalidade arrancada, (já que no Kart, o piloto sagrou-se, campeão antecipado de 2008 na manhã do mesmo dia), reagiu rápido no farol com baixos 0s175 e cruzou a fotocélula no final da reta em 13s340 a uma velocidade de 94 km/h com o Dragster Junior da FIFA Drag Racing, que utiliza um motor de Kart de apenas 17 cv. “Estou trazendo dos estados unidos um motor de 60cv, com ele o filhão deve percorrer os 201 metros em menos de 10 segundos e em velocidades bem mais altas”, disse Degreas.
O carro mais rápido do final de semana foi o Opala V8 blower do piloto Guilherme Silva da equipe de São José dos Campos no interior paulista. Guilherme após um burnout de “fechar o tempo”, foi cauteloso e não acelerou tudo que o seu motor podia proporcionar, mesmo assim baixou o recorde da categoria Stock com baixos 6s086, e uma velocidade final de apenas 167 km/h, o que mostra evidentemente que o piloto desacelerou antes de completar os 201 metros. “Gosto muito de acelerar no ECPA, o carinho do público é contagiante, porém a pista requer muito cuidado na desaceleração, o pára-quedas tem de ser acionado antes de cruzar os 201metros para não haja nenhuma surpresa desagradável”, explica Guilherme.
A última etapa do Campeonato do Piracicabano de Arrancada está prevista para acontecer entre os dias 7 e 9 de novembro e promete muita emoção, já que 80 % das categorias estão com o título em aberto. Não Percam!


Fotos
Click para ver as fotos



Resultados

Sigla Categoria
Resultados
DES Desafio
STD Street Tração Dianteira
STT Street Tração Traseira
* Recorde: Celso Bueno de Camargo: 7s877
SSTD Super Street Tração Dianteira
SSTT Super Street Tração Traseira
* Recorde: Paulo Sergio de Nadai: 7s357
STTT Street Turbo Tração Traseira
* Recorde: Luis Alberto de Souza: 7s212
STTDC Street Turbo Tração Dianteira C
STTDB Street Turbo Tração Dianteira B
STTDA Super Turbo Tração Dianteira
IMP Importados
* Recorde: Claudio Castañon: 6s407
FLTD Força Livre Tração Dianteira
* Recorde: Sergio "Sapinho" Ganga: 6s192
FLTT Força Livre Tração Traseira
* Recorde: Rodrigo Facchini:6s134
HOT Hot Rods
* Recorde: Luis Aparecido Rodrigues: 6s791
EST Estruturada
S Stock
* Recorde: Guilherme Silva: 6s086
DL Dragster Light

 
  :: Página Principal