:: Página Principal  
 
Projetos - Opala Pro Mod / Stock - Leandro Franzon

O paulistano Leandro Franzon é grande entusiasta do Chevrolet Opala, e sempre acompanhou as provas de Arrancada realizadas em todo o país. Decidiu então participar das corridas, com um Opala.
O modelo Diplomata 4 portas ano 1989 foi levado até a German Racing Scaps para a confecção da estrutura tubular do santantonio e suspensão, para participar da categoria Stock/Pro Mod. O construtor Leandro German iniciou o projeto pela remoção do túnel, para acomodar o novo câmbio automático TH350. Logo em seguida, tratou de abrir espaço para os gigantescos pneus Hoosier na medida 31x14x15. Com o caminho aberto, foi construída uma suspensão traseira do tipo Ladder Bar, com amortecedores Coil Over, bem como o Santantonio, para garantir a segurança do piloto. A pedido do dono, os fechamentos em alumínio foram confeccionados de forma a manter as forrações de porta, painel, e outros objetos do interior do Diplomata, seguindo o mesmo estilo da parte externa, que conta com todos os detalhes originais do clássico da GM.
Com a estrutura pronta, o bólido foi levado até a Fabio Car, em Osasco(SP), onde ficou aos cuidados dos preparadores Luciano Cândido e Fabio Diniz. Para garantir resistência e leveza à parte de baixo do propulsor GM 6 cilindros em linha, foram adotadas bielas de alumínio GRP e pistões Iapel, além de prisioneiros de mancal ARP. A lubrificação ficará por conta de uma bomba de óleo Meling High Volume.
A oficina Peninha Street foi responsável pelo retrabalho do cabeçote, que conta com travas e pratos Crower, molas K-Motion e válvulas Manley em aço inox. O comando de válvulas roller é da marca Crower, assim como os tuchos e balanceiros.
O propulsor contará com dois turbos Garrtett A/R70, além de ice-cooler Belquip. O coletor de admissão, que conta com 12 bicos injetores Bosch 160lbs/h, também foi confeccionado pela Belquip. A alimentação contará ainda com célula de combustível RCI, bomba Weldon e dosador da mesma marca, além da injeção programável Fueltech RacePRO1Fi.
O sistema de ignição conta com um kit completo da MSD, com amplificador de faísca 7AL2, distribuidor Pro Billet e Bobina HVC2. Os cabos de vela também são da mesma marca.
Já o coletor de escape foi confeccionado pela German, e recebeu 2 válvulas de alívio Hi-Flow.
O câmbio escolhido foi um TH350 3 marchas com transbrake TCI, e conversor de torque A1 com stall em 5000rpm. A troca de marchas é feita de forma pneumática, por alavanca Turbo Action. O diferencial adotado é um Dana 44, com relação e Spool Richmond, e pontas de eixo Moser.
O belo Opala recebeu rodas Centerline com pneus Hoosier 31x14x15 na traseira, e 25x4.5x15 na dianteira.
O bólido, que tem estréia prevista para o primeiro semestre de 2009, será monitorado por instrumentação Autometer e Datalogger Fueltech.


 
  :: Página Principal