:: Página Principal  
 
Projetos - Fusca FLT- Christiano Pinheiro

O mineiro Christiano Pinheiro sempre foi um apaixonado por música e velocidade. Em Belo Horizonte, dedicava suas horas vagas a sua banda de Rock. Ao mudar-se para Curitiba(PR), desfez a banda e colocou em pratica seu outro hobbie. Com a proximidade do Autódromo de Curitiba, viu a oportunidade de participar de provas de Arrancada. Iniciou na modalidade com um VW Gol Turbo A, que o acompanhou por diversos anos. Em 2007, em busca de maior emoção, Christiano decidiu radicalizar e montar um Fusca para a categoria FLT.
A construção do chassi ficou por conta de Thomas de Pauli, da De Pauli Race Cars. Tom tem um carinho especial pelos Fuscas FLT, pois participou desta categoria por muitos anos. A suspensão traseira é do tipo ladder-bar, e conta com amortecedores coil-over da americana QA1. Já na dianteira, a suspensão original permanece, mas com molas espirais. A frente é uma peça única confeccionada em fibra de vidro, já os fechamentos são em fibra de carbono, e a asa traseira foi confeccionada em alumínio. O painel em fibra de carbono acomoda instrumentos Autometer da linha Ultralite. As rodas são da americana Douglas. As dianteiras, modelo Pulsar, são chamadas spindle mount, pois são presas diretamente na espiga, dispensando o uso de parafusos. Na dianteira, os pneus são M/T na medida 22.5x4.5-15 e na traseira M/T 28x10.5-15.
A preparação do motor AP 16V turbo ficou a cargo da oficina Pro Muller. Para garantir resistência, foram utilizadas bielas Pauter e pistões IASA. O cabeçote é 16V, e teve seus dutos retrabalhado pelo Recka, que trabalhou por diversos anos fazendo cabeçotes para a Stock Car. Além disso, conta com válvulas em inox e pratinhos de titânio. O coletor de escape foi confeccionado pela própria Pro Muller, em aço inox, e tem a missão de dar vazão a um gigante turbo Bullseye S372 racecover. A admissão foi construída em alumínio. Para diminuir a temperatura do ar admitido, o bólido conta ainda com water cooler. A alimentação ficará a cargo de 8 bicos Bosch de 160lbs/h. A bomba de combustível é uma Aeromotive mecânica, montada diretamente no eixo que comanda o distribuidor. O dosador de combustível é da mesma marca, e é especialmente desenvolvido para o uso com bomba mecânica. A ignição ficará por conta de um módulo MSD7AL. Para alcançar altos regimes de giro sem maiores riscos, será utilizada uma bomba de óleo externa da marca Ciccare, com 3 estágios. O reservatório de óleo foi construído pela Pro Muller, em aço inox, e foi posicionado a frente do reservatório de água do water cooler, também da Pro Muller, ao lado do piloto. Este posicionamento busca alcançar melhor distribuição de peso.
A alavanca de câmbio é uma clássica Scat Drag Fast. O bólido possui somente freios a disco nas rodas traseiras, e contará com um pára-quedas Simpson para as desacelerações. O tanque de combustível foi construído em aço inox pela De Pauli Race Cars. O banco homologado é da Lico, já o cinto de segurança de 5 pontos é Simpson.
O bólido tem estréia prevista para a 4ª etapa do Campeonato Paranaense de Arrancada 2009.

foto01.jpg foto02.jpg foto03.jpg foto04.jpg foto05.jpg
foto06.jpg foto07.jpg foto08.jpg foto09.jpg foto10.jpg
foto11.jpg foto12.jpg foto13.jpg foto14.jpg foto15.JPG
foto16.JPG foto17.jpg foto18.jpg foto19.jpg foto20.jpg
foto21.jpg foto22.jpg foto23.jpg foto24.jpg foto25.jpg
foto26.jpg foto27.jpg foto28.jpg foto29.jpg foto30.jpg

 
  :: Página Principal