:: Página Principal  
 
Projetos - Fusca FLT - Thomas de Pauli

Thomas Edson de Pauli, o Tom, sempre foi apaixonado pelo VW Fusca. Competiu por diversos anos na categoria FLT com um Fusca equipado com motor AP 16V.

Acabou se afastando das disputas na categoria para se dedicar a construção de bólidos de Arrancada em sua empresa, a De Pauli Race Cars. Durante a visita a um leilão de automóveis, em busca de uma carroceria para um cliente, o piloto e construtor se deparou com uma carroceria de VW Fusca ano 1973 em bom estado de conservação. Tom, que já possui outro Fusca 1973 com motor VW a ar turbo para passeios de fim de semana, arrematou a carroceria com a idéia de construir um carro de arrancada semelhante ao seu besouro de rua, e voltar a participar da categoria que tanto gosta.

O Fusca foi levado até a DePauli Race Cars, onde recebeu reparos de funilaria. Com a carroceria em ordem, foi dado início a construção do chassi, totalmente confeccionado em tubos de aço cromomolibdênio. O quadro de suspensão dianteira foi estreitado de forma a acomodar os pneus na nova altura do carro, pouco mais de 3 polegadas do chão. Já na traseira, a suspensão é do tipo ladder-bar, com amortecedores coil over. O câmbio foi deslocado para cima, rebaixando assim toda a carroceria.

Tom optou por manter a frente original em lata, e buscar assim uma melhor distribuição de peso. O grande destaque do carro são os diversos detalhes originais. Até os faróis e pára-choques foram mantidos! Apenas ítens móveis como portas e capo foram substituidos por peças em fibra de vidro. O banco do piloto, em alumínio, é produzido pela DePauli Race Cars, e está disponível para venda. Os fechamentos, também em alumínio, foram confeccionados com muito capricho. A cor escolhida para o novo bólido da FLT é a mesma do Fusca turbo de rua do piloto.

Tom, que sempre competiu com bólidos equipados com o motor VW AP, desta vez utilizará o motor VW refrigerado a ar. Tratar-se de um bloco Autolinea com 2392 cilindradas, com gigantescos cabeçotes Pauter Machine com válvulas de 51mm na admissão e 43mm no escape! O sistema será pressurizado por um turbo-compressor Garrett roletado, modelo GTX4294R. Buscando melhor distribuição de peso, o eficiente porém pesado caracol será posicionado no interior do veículo, perto do assoalho, porém embaixo dos fechamentos em alumínio. Para isso, a empresa está desenvolvendo um coletor de escape em aço inox especialmente para esse fim, assim como coletores de admissão e pressurização diferenciados. Também em busca de melhor distribuição de peso, fator crucial nos Fuscas, o icecooler Spearco ficará localizado ao lado do piloto. A alimentação ficará por conta de 8 bicos injetores Ford Racing de 150lbs/h, bomba mecânica Aeromotive e dosador da mesma marca. Já a ignição contará com roda fônica e 4 bobinas. Uma injeção Fueltech irá gerenciar todo o sistema.

O Fusca 1973 será calçado com pneus traseiros na medida 28x10 e dianteiros 22.5x4.5. As rodas são as belíssimas Weld Racing ALuma Star 2.0, anodizadas na cor preta. Na dianteira, são do tipo spindle mount, ou seja, são fixadas apenas no centro, sem os tradicionais parafusos.

A volta de Tom a categoria FLT está prevista para a segundo semestre de 2010, e o piloto, que vendeu seus últimos bólidos antes mesmo da estréia, já avisa, “Desta vez, o carro não está a venda! Por enquanto...”

foto01.jpg foto02.jpg foto03.jpg foto04.jpg foto05.jpg
foto06.jpg foto07.jpg foto08.jpg foto09.jpg foto10.jpg
foto11.jpg foto12.jpg foto13.jpg foto14.jpg foto15.jpg
foto16.jpg foto17.jpg foto18.jpg foto19.jpg foto20.jpg
foto21.jpg foto22.jpg      

 
  :: Página Principal