:: Página Principal  
 
Retorno do Chevette 77 XTM

Após um longo período de reconstrução e upgrades, o recordista brasileiro da XTM 10,5” volta à pista.

Texto: Regis Vasconcelos

Recomende essa materia no Facebook:
Curta o DragsterBrasil.com:

Em novembro de 2010 o Brasil conhecia um carro de arrancada inédito, um projeto com visual e desempenho nunca antes vistos — estreava o Chevette XTM #77 de Rafael Antonetti. A máquina foi inteiramente construída na Expert, onde são produzidos todos os produtos FuelTech by Expert. Com apenas quatro largadas o carro estabeleceu o novo recorde brasileiro e ditou um novo patamar de performance. Nesse dia histórico, o Chevette fez 402 metros em 8s231@278 km/h. Nascia uma lenda.

Ao lado o Chevette em sua primeira versão, em 2010.


Naquele fim de ano os fãs elevavam o Chevette as alturas, enquanto a concorrência voltara as pranchetas de projeto para correr atrás do prejuízo. Incrédulos de todo o país foram a Porto Alegre para assistir a segunda corrida do Chevette, que foi a 1ª etapa do Brasileiro de 2011. A Expert Racing trabalhou no conjunto e mostrou que daquele mato ainda tinha muito cachorro para sair — o Chevette correu arrasadores 7s885, recorde que perdura até hoje. Em outra ocasião, por fora dos registros oficiais, o carro treinou no SPID e marcou 7s6.

Infelizmente, algumas semanas depois, durante uma bateria de testes, o carro perdeu controle no início de uma largada, se chocou contra o muro e capotou na pista. Os danos foram brandos, mas a Expert Racing decidiu aproveitar a manutenção obrigatória para aplicar novas tecnologias ao carro.

Foi um trabalho longo de pesquisa e construção, onde a FuelTech teve o prazer de participar de muitas etapas. Sérios avanços mecânicos e dinâmicos foram desenvolvidos nos últimos meses para que a máquina voltasse as pistas mais rápida do que nunca. Mais potência, mais aerodinâmica, mais tração e maior estabilidade prometem levar o carro a novas marcas.

O "novo" XTM #77 tem a frente da carroceria construída em fibra de carbono, que conferiu leveza e aerodinâmica ao foguete. Quando se começa a chegar próximo aos 300 km/h, cada detalhe faz a diferença. As rodas traseiras cresceram para 14” de largura. O motor GM quatro cilindros turbo agora tem watercooler, turbo maior (Precision 8385) e nitro. No primeiro teste em dinamômetro (Power Dino), a FuelTech FT400 calibrou 755 whp@2,2 BAR. Todo o desempenho do foguete será capturado por mais de 45 canais de aquisição de dados, vindos de dois dataloggers FuelTech PRO24.

Os testes de dinamômetro foram animadores e, agora, resta a implacável pista mostrar do que o Chevette será capaz. Seu retorno está marcado para acontecer no próximo final de semana (16 e 17/03), durante o VP Summer Series. Não perca!

FICHA TÉCNICA
Carro: Chevette #77
Proprietário/piloto: Rafael Antonetti
Construtora/equipe: Expert Racing
Categoria: Extreme 10,5”
Chassi: Expert 001, full tube Cr-Mo
Câmbio: G-Force GF2000, 5 speed, clutchless
Diferencial: Ford 9, terceiro membro Strange
Motor: GM C20XE 2.0L
Sobrealimentação: Turbo Precision 8385 e nitro
Gerenciamento eletrônico: FuelTech FT400
Alimentação: Bomba mecânica Waterman e 12 injetores Siemens 225 lbs/h
Ignição: Estática, 4 bobinas e FuelTech SparkPro 4
Aquisição de dados: 2 FuelTech datalogger PRO24

1.jpg 2.jpg 3.jpg
4.jpg 4.jpg 4.jpg


 
  :: Página Principal