:: Página Principal  
 
Projetos - Opala SSTT - Renato Skurczynski

Renato Skurczynski sempre foi um grande admirador do Chevrolet Opala. Participou de diversas provas do Paulista de Arrancada, correndo pela equipe Allen com o lendário Opala 55 na extinta categoria TTS (hoje SSTT). No Festival Força Livre de 2005, o piloto veio à Curitiba para testar o desempenho do bólido em 402 metros, mas sofreu um pequeno acidente. Foi ai então que Renato radicalizou, e partiu para uma reconstrução total do 55. Ele nos conta que fez uma verdadeira via sacra em busca de profissionais para realização de seu projeto, mas apesar dos investimentos, a incapacidade de alguns “profissionais” fez com que os planos para o novo bólido não caminhassem do jeito esperado. Foi aí que Renato levou a carroceria que já contava com Santo Antonio para a De Pauli Race Cars, em Pinhais - PR. O Opala Diplomata ano 88 recebeu então suspensão traseira do tipo four-link e amortecedores coil-over, além de diversas mudanças na parte traseira. Já a dianteira possui as longarinas originais, mas recebeu suspensão independente.
O bólido será pintado na cor preto cadilac e receberá frente de fibra de vidro. O propulsor foi preparado pelo experiente “Agnaldo Timoteo”, da equipe Allen Preparações, com equipamentos de primeira! Um motor GM 6 cilindros com virabrequim cursado e forjado da marca Crower. Pistões forjados JE e anéis Speed Pro, garantindo a correta vedação do cilindro. Já as bielas são da renomada Cunningham. Com uma parte debaixo confiável, Renato cuidou para que o motor respirasse com bastante fôlego! O comando de váulvulas da marca Crower é roletado, com graduação secreta. Balanceiros roletados Crane e válvulas de escape e de admissão Manley.
Um dos pontos destaques da preparação está na alimentação: Injeção mecânica de combustível, construída pelo americano Ralph Gorr, que equipou o Opala YBL do Piloto Scort durante vários anos quando este utilizava o motor 6 cilindros aspirado. Distribuidor da Mallory eletrônico, que também pertenceu ao Scort. Volante do motor foi especialmente desenvolvido em alumínio, e trabalhará em conjunto com uma embreagem Ram. Já o câmbio utilizado será o do Dodge, e as mudanças de marcha serão feitas por uma alavanca do tipo in-line da brasileira Mutante. As pedaleiras são confeccionadas em alumínio. Será utilizado o diferencial Dana 44 com spool e pontas de eixo forjadas. Pneus Mickey Thompson serão montados nas clássicas rodas Weld Pro Star. Toda a instrumentação é Autometer.
Desejamos boa sorte a Renato, que deverá estrear ainda no primeiro semestre deste ano!


 
  :: Página Principal