:: Página Principal  
 
Projetos - Subaru Import - Fredy Galliotto

A G-Stage é referência na preparação de veículos Subaru em todo o Brasil. O time possui vasto currículo em provas de rally e track days, e breves porém marcantes participações na Arrancada. Junto ao piloto Rodrigo Posses, a equipe paranaense foi detentora do recorde da categoria Import em Curitiba e venceu várias provas nas quais participou. Agora é a vez do piloto de rally Fredy Galliotto entrar no mundo da Arrancada! Para isso foi escolhido um Subaru Impreza GT fabricado em 1998, que recebeu pintura fosca na cor azul.
Buscando maior durabilidade, o motor Subaru de 4 cilindros contrapostos, originalmente com 2500cc, recebeu espessas camisas forjadas da marca Romaq, e para isso teve a cilindrada diminuída para 2300cc. O conjunto motriz conta com bielas Carrillo e pistões Wiseco. Serão utilizadas bronzinas e bomba de óleo da marca Cosworth, além de prisioneiros ARP. Os dutos dos cabeçotes continuarão originais, pois estes já possuem um fluxo extremamente otimizado, porém serão utilizadas molas Crower, pratos de titânio Férrea, válvulas de aço Inox e comandos de válvula Crower 280º. O motor Subaru possui 4 comandos de válvula, e por essa razão o enquadramento dos mesmos é um processo bastante delicado. Estes comandos deverão garantir força no motor até a marca de 8500rpm. A turbina utilizada é nada menos que uma Garrett GT4202R, refrigerada a água e com rolamentos. O ar pressurizado a razão de 3kg chegará até a borboleta de admissão, e logo em seguida será resfriado por um belo icecooler produzido pela própria G-Stage.
A equipe construiu também o par de coletores de admissão em alumínio, que contam com uma caixa de pressurização e 2 cornetas internas cada. Para suprir o sedento motor, 8 bicos injetores de 160lbs/h foram posicionados nos coletores de admissão. O alcool (de posto) será empurrado por 6 bombas “Fox”, ligadas diretamente ao tanque de alumínio posicionado no porta-malas do veículo. O dosador utilizado é da americana Aeromotive e trabalha com relação de 1:1. Para controlar injeção e ignição será utilizada uma injeção programável seqüencial Dicontrol, fabricada na própria capital paranaense. Será utilizada a bobina dupla original, que terá a faísca de ignição amplificada por um módulo MSD DIS-2 Plus. Para garantir um fôlego extra ao bólido será ainda utilizada injeção de oxido nitroso com 4 foggers da NOS e entrada progressiva gerenciada pela injeção Dicontrol.
Os coletores de escape em aço inox foram confeccionados pela própria G-Stage, e o sistema bi-pulsativo conta com 2 válvulas de alivio SPA modelo exportação, para conseguir um melhor controle da pressão de turbo.
O câmbio possui engrenagens da Sapinho Câmbios, e a distribuição da tração será de 60% na frente e 40% atrás, devido a própria distribuição de peso do carro. A embreagem multi-disco foi desenvolvida pela equipe. Serão utilizados 4 pneus Hoosier na medida 26x9. A suspensão conta com amortecedores D2 e câmber plates com regulagens, da mesma marca. Para conferir o funcionamento do bólido será utilizada um sistema de telemetria Innovate.
Apesar do tempo apertado, o bólido deverá participar do 14º Festival Força Livre de Arrancada. Toda a equipe da G-Stage está trabalhando em turno dobrado para aprontar tudo em tempo. Inho, um dos irmãos responsáveis pela preparação do Subaru, nos explica que por agora o objetivo é fazer o carro andar e efetuar os primeiros acertos, porém, no ano de 2008, a meta da equipe com o novo bólido é a casa dos 9 segundos nos 402 metros. Acompanhe agora algumas imagens:

     


 
  :: Página Principal