:: Página Principal  
 
Reportagens - Recorde de potência (Dynojet) para motores 6 cilindros com 1 turbina

São Paulo, 9 de junho de 2010.

      No ano de 2008, você conheceu aqui no DragsterBrasil.com o Opala Pro Mod do piloto Álvaro Matos (veja matéria). Com equipamentos de ponta e um projeto extremamente arrojado, criou-se uma grande expectativa pela estreia do bólido, que estava prevista para dezembro de 2008. Alguns contratempos aconteceram e essa estreia acabou sendo adiada.

      Durante este tempo, Álvaro e o preparador Edinho, da oficina Stock Box, seguiram no desenvolvimento do propulsor de 6 cilindros em linha, e agora o bólido está pronto para rasgar as pistas de todo o país.

      Foram feitas diversas mudanças em relação ao projeto inicial, e agora, com um turbo-compressor Bullseye (com 2.5kg de pressão), foram registrados, no dinamômetro Dynojet, nada menos que 1029.91hp nas rodas, colocando o belo Opala ProMod de Álvaro no seleto grupo dos 1000hp! Esta potência, é considerada recorde do Dinamômetro Dynojet para motores 6 cilindros com apenas 1 turbina. Considerando uma perda aproximada de 20%, chegamos a uma potência aproximada de 1230hp no motor.

      Segundo Amir, da Dynojet do Brasil, esta divisão de número de turbos existe pela própria história da Arrancada brasileira, onde bólidos equipados com 2 turbo-compressores passaram por grande desenvolvimento. Agora, com componentes mais eficientes, os números estão cada vez mais altos com a adoção de apenas um turbo.

      A estreia de Álvaro nas pistas de Arrancada está prevista para a 3ª etapa do Campeonato Paranaense de Arrancada 2010.

Podemos observar ao lado o gráfico da potência do motor 6 cilindros turbo preparado pela oficina Stock Box. No momento da troca de marcha, existe um pico de potência, que deve ser desconsiderado. A potência real, de 1029.91hp nas rodas, está assinalada pouco mais a frente pelo ponto azul.

001.jpg 002.jpg 003.jpg 004.jpg 005.jpg
006.jpg 007.jpg 008.jpg 009.jpg 010.jpg

Quebre o recorde de potência da sua categoria no dinamômetro da Dynojet e não pague a medição.


Voltar


 
  :: Página Principal