:: Página Principal  
 
Reportagens - Opala TS - Fernando Leme - Recorde de potência Dynojet

1º de agosto de 2011

Texto: Filipe Sturion
Imagens: Arquivo/DragsterBrasil.com

      O motor GM 6 cilindros em linha é um dos mais preparados do Brasil. Já foi amplamente utilizado em provas de Arrancada e Circuito, e com isso, diversos tipos de preparação diferentes já foram exaustivamente testados. Houve um tempo em que muitos achavam que esta mecânica estava no fim de seu desenvolvimento, porém, o empenho e criatividade dos preparadores brasileiros vem mostrando que o bom e velho 6 cilindros do Opala ainda tem muito para ser explorado!

      No dia 1º de agosto, o preparador Rogério Raschio, da equipe Allen, levou o Opala do piloto Fernando Leme para acertos no dinamômetro Dynojet. Com alguns novos ajustes, o recorde de potência para motores 6 cilindros aspirados mais uma vez foi quebrado! O belíssimo Opala de Fernando Leme,que compete na categoria Traseira Super,, rendeu ótimos 430hp nas rodas, deixando para trás a marca que já pertencia a Fernando e a equipe Allen. O torque é máximo é de 60kg.

      A equipe Allen traz grandes inovações na preparação do motor 6 cilindros em linha. Um dos grandes diferenciais do Opala de Fernando é o uso da injeção eletrônica Fueltech, com 3 corpos de borboleta semelhantes as saudosas Webers DCOE, e ao sistema de ignição estática, utilizando 1 bobina por cilindro. Comando de válvulas e o trabalho feito no cabeçote é mantido a 7 chaves pela equipe, que comemora o sucesso do Opala nas pistas de todo o Brasil. Fernando irá participar da 4ª etapa do Paranaense de Arrancada, prevista para 6 e 7 de agosto.

Ao lado podemos observar o gráfico de potência do motor 6 cilindros desenvolvido pela Equipe Allen. São 430hp nas rodas do Opala!

01.jpg 02.jpg 03.jpg 04.jpg 05.jpg
06.jpg 07.jpg 08.jpg    

 
  :: Página Principal