:: Página Principal  
 
Baú do Pascoal - Reportagens - Sidnei "Grandão" Frigo acelera o A/Fuel nos EUA

Texto: Filipe Sturion
Fotos: Fabio Felix Pascoal



Grandão venceu na NHRA!


28 de agosto, Concord, North Carolina, Estados Unidos

No domingo, era dia das puxadas no formato mata-mata! Grandão, que havia se classificado em terceiro lugar, estava confiante, e foi para as quartas de final com o direito de escolha da pista! Na primeira puxada decisiva, enfrentou o americano Artie Allen. Grandão levou a melhor com 5s422, contra 5s849 de Artie.

O Brasil já estava na semi-final! Mais uma vez a equipe Artivinco Racing, chefiada pelo mecânico brasileiro Hugo Nani e com o auxilio dos americanos Phill Roberts e Tom Conway, mostrou grande competência. Em cerca de 30 minutos, o A/Fuel já estava todo revisado e pronto para acelerar novamente! Na puxada semi-final, Grandão mandou mais um americano mais cedo para casa! Com uma largada perfeita, o brasileiro registrou 5s425 nos 402 metros, enquanto seu adversário Rich McPhillips, perdeu a tração já na largada e acabou perdendo a puxada.

Pela primeira vez Grandão chegou até uma final! A atenção dos torcedores americanos com a equipe brasileira que acabara de roubar a cena era grande! O A/Fuel foi recebeu os cuidados dos mecânicos da Artivinco Racing, enquanto Grandão se concentrava ao máximo para o duelo final! Com muita concentração, Grandão foi para a puxada final. Todo o trabalho de quase uma semana seria decidido em apenas 5 segundos, e não havia espaço para erros! Os treinos de reação e largada de sexta-feira fizeram a diferença, e Grandão trouxe a vitória para o Brasil no tempo de reação! O piloto registrou 5s575 mais 0s065 no farol, contra 5s559 mais 0s100 da piloto americana Karen Stalba!

Grandão fez história, sendo o primeiro brasileiro a vencer uma prova da NHRA! Vencer os americanos, iventores do Drag Race, em seu país, é um feito gigantesco, que enche de orgulho todos nós brasileiros!

O caminhão da Artivinco Racing foi invadido por torcedores americanos, que queriam conhecer o Grandão e os membors da Artivinco Racing. o piloto tirou diversas fotos com torcedores americanos, que fizeram questão de cumprimentar toda a equipe por este feito! Diversos pilotos e mecânicos americanos também marcaram presença nas instalações da Artivinco Racing!


27 de agosto, Concord, North Carolina, Estados Unidos

O Brasileiro Sidnei Frigo começou sua participação oficial no evento com o pé direito! Na primeira largada classificatória, registrou 5s546, contra 5s764 de Bruce Horner. Com isso, Grandão ficou em segundo lugar na primeira bateria de largadas classificatórias.

Após a puxada, o dragster A/Fuel foi levado até o caminhão da Artivinco Racing para ser revisado! A equipe mostrou ser rápida também fora das pistas, pois o motor foi desmontado e remontado em pouco mais de 30 minutos! Com a proximidade entre as puxadas, é importante revisar o carro rapidamente!

Era hora de voltar para a pista, para a segunda puxada classificatória. Na puxada contra o experiente Duane Shields, o Dragster A/Fuel de Grandão apresentou problemas, e com isso, o piloto brasileiro caiu para a terceira posição nas classificatórias. Com essa posição, Grandão ganhou o direito de escolher a pista para a as quartas de final da categoria Top Alcohol Dragster, que aconteceriam no domingo!


26 de agosto, Concord, North Carolina, Estados Unidos

Nas provas americanas, os dias de treino são limitados, e por essa razão, hoje, a categoria A/Fuel não irá para pista. É hora de revisar o carro, fazer os últimos ajustes e treinar no box!

Com tanto equilibrio entre os competidores, o tempo de reação pode fazer toda a diferença entre a vitória e a derrota, e por isso, Grandão passou exaustivas horas treinando a saída! Para isso, foi montado um sistema que simula um pinheirinho de largada, com sensores acoplados aos pedais de embreagem e acelerador, e também a alavanca de freio. Grandão repetiu o procedimento de largada por centenas de vezes, com direito a abrir e fechar a viseira do capacete cada vez. A viseira fechada antes do tempo, pode embaçar demais na hora da puxada, e fechada muito em cima da largada, pode atrapalhar na largada.

Depois de horas e horas treinando reação do A/Fuel, Grandão está pronto para representar o Brasil na NHRA!

25 de agosto, Concord, North Carolina, Estados Unidos

O Brasileiro Sidnei "Grandão" Frigo mais uma vez está representando o Brasil em terras americanas. O piloto irá participar de duas provas consecutivas, sendo a primeira delas na badalada pista Z-Max, que apesar de nova, já é uma das mais famosas entre os brasileiros, pois é a única que comporta 4 carros largando lado a lado ao mesmo tempo! A segunda participação será na lendária pista de Indianápolis.

A Z-Max fica no complexo automobilistico Charlotte Motor Speedway, na cidade de Concord, no estado da Carolina do Norte. A prova será válida pela 5ª etapa da divisão 2 da Lucas Oil Drag Racing Series. O estado da Carolina do Norte é um dos que sofre com a ameaça do furacão Irene, que deverá chegar ao país na sexta a noite.

No início do dia, a equipe Artivinco Racing, chefiada pelo mecânico brasileiro Hugo Nani, montou a estrutura da equipe tupiniquim. A tarde, foi hora de ir para a pista! Na primeira passagem de Grandão na Z-Max, o A/Fuel perdeu a tração já na largada e o experiente piloto abortou a puxada. O carro foi levado novamente até o caminhão, onde foi revisado e voltou para a pista para a outra puxada. Grandão acelerou por cerca de 300 metros, somente para puxar os dados para a telemetria e iniciar os acertos, mas os resultados já impressionam! O piloto cruzou os 402 metros em 5s500, com velocidade final de apenas 365km/h, considerada baixa para a categoria.

Na sexta-feira, a pista não será aberta para treino da categoria A/Fuel, e portanto, a próxima participação de Grandão na pista é no sábado, dia em que já ocorrerão as primeiras classificatórias.



 
  :: Página Principal