:: Página Principal  
 
Baú do Pascoal - Reportagens - Sidnei "Grandão" Frigo acelera o A/Fuel em Indianapolis - EUA

Texto: Filipe Sturion
Fotos: Fabio Felix Pascoal



5 setembro, Indianapolis (IN), Estados Unidos.

Na puxada válida pelas quartas de final, o dragster A/Fuel de Sidnei "Grandão" Frigo destracionou um pouco na largada, e acabou saindo do trilho de borracha. Com isso, Grandão foi obrigado a aliviar o pé perto dos 300 metros, e acabou perdendo alguns preciosos milésimos de segundo. Vale ressaltar que Grandão vinha na frente do adversário antes de perder a tração.
O brasileiro marcou 5s5 @ 264 mph, porém seu oponente, Bill Reichert, 5 vezes campeão da categoria, marcou 5s435 @ 266mph, colocando fim na participação da equipe Brasileira no evento.

Nesta passagem pelos Estados Unidos, a equipe Artivinco Racing fez história, faturando uma prova em um fim de semana, e na semana seguinte, chegando até as semi-finais, deixando nada menos que 14 oponentes para trás!

Certamente hoje o Brasil é visto pelos americanos apreciadores do Drag Race com outros olhos! Valeu Artivinco Racing, e que venha a próxima! O Brasil torce por vocês!


4 setembro, Indianapolis (IN), Estados Unidos.

Devido as condições climáticas não favoráveis do sábado, a equipe Artivinco Racing apostou a classificação na largada de domingo, já que seria quase impossível virar um tempo mais baixo no dia anterior. Na última classificatória da competição, Sidnei "Grandão" Frigo perdeu a tração já na largada, e com isso perdeu a puxada. Mesmo assim, Grandão seguiu para as puxadas eliminatórias na décima colocação, com o tempo de 5s472, registrado no dia 2 de setembro.

Com as chaves montadas, chegou a hora das quartas de final, e agora, a competição não admite erros! Após os acertos efetuados pela Artivinco Racing, que levam em conta condições

climáticas e condições de pista, Grandão foi confiante para o duelo com Rich McPhillips, que havia se classificado em sétimo lugar. McPhillips é adversário já conhecido do Brasileiro, pois no evento anterior, em Charlotte, o americano já havia perdido para Grandão, que levou a melhor mais uma vez! Com uma puxada perfeita, o brasileiro registrou 5s359, melhor tempo de sua carreira, mandando Rich McPhillips, que fez 5s443, mais cedo para casa!

Com isso, Grandão avançou para a semi-final, que acontece nesta segunda-feira.


3 setembro, Indianapolis (IN), Estados Unidos.
Por medidas estrategicas a equipe Artivinco Racing resolveu abortar a puxada classificatoria de Sábado, que aconteceria as 14:30, pois o carro ja tinha obtido um bom tempo que lhe garantiu até o momento a 6 colocação, e as codições climaticas não eram favoraveis, pois a temperatura da pista era de 56 graus (e a temperatura ambiente de 39,4 graus), somados com a grande humidade no ar (94 gramas de água), nao favoreciam para um bom tempo de puxada.

Sendo assim, a equipe resolveu poupar o equipamento e jogar todas as fichas na puxada de domingo cedo (9:00), que será a ultima puxada classificatória, e é esperado uma tempreratura ambiente de 20 graus, o que certamente proporcionará uma melhor classificação).
Grandão mais uma vez aproveitou para treinar o tempo de reação, com o auxilio de sua esposa, Daniela Frigo.

2 setembro, Indianapolis (IN), Estados Unidos.
Na sexta-feira, a categoria Top Alcohol Dragster foi para pista 2 vezes, para as largadas classificatórias. Na primeira delas, Sidnei "Grandão" Frigo perdeu a tração no momento da largada e acabou perdendo a puxada.

O Dragster voltou para o caminhão da equipe tupiniquim Artivinco Racing, onde foi revisado e recebeu novos ajustes para voltar à pista. Na segunda tentativa, Grandão conquistou o tempo de 5s472, e com isso terminou o dia com a quarta colocação entre 18 participantes!

Ao lado os resultados após duas puxadas classificatórias.

No Sábado, dia 3, Grandão fará mais uma puxada classificatória. No domingo, aconcerá a ultima classificatória, seguida da primeira largada no formato mata-mata.


30 de agosto a 1 de setembro, Indianapolis (IN), Estados Unidos.

Após a vitória em Charlotte, a equipe Artivinco Racing pegou a estrada rumo ao templo sagrado do automobilismo, o complexo automobilistico de Indianápolis! Foram mais de 12 horas de viagem, percorrendo mais de 900 km. No dia 30, já em Indianápolis, o Dragster A/Fuel foi todo desmontado e revisado.
No dia 31, foi dado inicio ao evento, mas Grandão iniciaria sua participação apenas no dia 1º de setembro! A prova de Indianápolis, na Lucas Oil Raceway, válida pela Full Throttle Series, divisão principal da NHRA. A prova, que chega a sua 57ª edição, é uma das maiores competições do ano, e com nada menos que 750 participantes, não existem treinos para a categoria Top Alcohol Dragster! Outro fato curioso, é que o evento se encerra na segunda-feira, dia 5 de setembro, feriado nos Estados Unidos.

Grandão irá acelerar pela primeira vez em Indianapolis no dia 2 de setembro.



 
  :: Página Principal