:: Página Principal  
 
Reportagens - Gol RKS Performance - Recorde de potência Dynojet 4cil 8V turbo

1º de fevereiro de 2012

Texto: Filipe Sturion

Na era dos multiválvulas, os cabeçotes com 2 válvulas por cilindro mostram que ainda tem muito para render! O preparador Ricardo Kharmandayan, da RKS Performance, especialista nesta mecânica, bateu mais uma vez o recorde de potência Dynojet para motores 4 cilindros 8 válvulas turbo!

Desta vez, foram atingidos nada menos que 759.4 hp nas rodas do VW Gol de Rafael Conteli. O recorde anterior também pertencia a oficina RKS Performance, com 743,1 hp nas rodas. O mais impressionante, é que o carro de Rafael foi montado para andar nas ruas e eventuais disputas nos Autodromos.

Neste projeto, o preparador Ricardo Kharmandayan buscou usar o máximo de peças nacionais. "Cada vez mais os fabricantes brasileiros investem em qualidade, e hoje, é possível construir um motor potente e ao mesmo tempo confiável utilizando peças nacionais. Apenas alguns componentes são importados, porém encontrados em nosso mercado a baixo custo!" - nos conta Ricardo.

O motor é um VW AP 2.0, com bielas Power Tech e pistões Iapel. Os aneis utilizados são Cofap e as bronzinas Metal Leve. A bomba de óleo Schadek deu conta de lubrificar o motor AP 8V mais forte do Brasil! A turbina é uma Master Power .72/1.00, utilizada há anos pelo preparador, que em 2008, conquistou o vice-campeonato Paranaense de Arrancada pela categoria Turbo A com um turbo-compressor semelhante. "Testaremos neste motor um novo turbo, também Master Power, porém agora da Linha Racing. Com ele, espero elevar ainda mais a potência! O teste ainda não foi feito pois o coletor de escape, construido pela German, possui flange T3, diferente da linha Racing da Master Power" - nos conta Ricardo. Diversos componentes do cabeçote, inclusive o comando de válvulas, também são nacionais.

O motor é gerenciado por uma Injeção programável Fueltech FT400, que controla 8 injetores de combustível. Na ignição, é utilizado o sistema de roda fônica e 4 bobinas de Fiat Marea. O combustível é empurrado por 3 bombas Dinâmica Full+, e passa por um Catch Tank construido pela Belquip, que também forneceu outros ítens como coletor de admissão, dosador de combustível, etc.

A equipe do DragsterBrasil.com parabeniza a RKS Performance por mais esta conquista!

Os motores 4 cilindros equipados com cabeçotes 8 válvulas seguem surpreendendo! O propulsor desenvolvido pela RKS Motorsport rendeu nada menos que 759,4 hp nas rodas!

01.jpg 02.jpg 03.jpg 04.jpg

 
  :: Página Principal