:: Página Principal  
 
Reportagens - Recorde de potência Opala TT Guilherme Emiliano

Texto e fotos: Regis Vasconcelos

O Opala Turbo Traseira mais rápido do Brasil quebra mais um recorde, o mais potente do Top Dyno da Street Race (Curitiba-PR): 1057 whp



Existe uma célebre frase no automobilismo que diz assim: “Difícil não é ganhar. Difícil é ganhar sempre”. Toda essa dificuldade é observada no intenso trabalho de desenvolvimento do Opala TT #27, pilotado por Guilherme Emiliano junto à equipe Julieta Competições, comandada pelo preparador Vilson Ferreira. Mesmo soberano nos recordes brasileiros de 201 e 402 metros, o #27 não tem folga e sempre está sofrendo testes.

Enquanto chovia durante o sábado da 3ª etapa da Copa Brasil de Arrancada, o "Poderoso Seizão" foi submetido a uma bateria de testes no dinamômetro Top Dyno da Street Race. Grande parte da equipe Julieta e do suporte técnico da FuelTech, patrocinadora do carro, estavam presentes no teste. O objetivo da maratona era calibrar o motor devido a mudanças no cabeçote e testar um turbo maior.

Com o turbo Bullseye S380 o carro jogou 928 whp@2,2 BAR e 107 kgfm de torque. Essa potência estava no limite do turbo, justamente conforme especificado pela Bullseye. Apesar de toda a tecnologia embarcada no gerenciamento do motor, por incrível que parece ainda existe um Weber IDF junto à bancada de seis injetores. Heraldo Bueno, calibrador da FuelTech, fala como é acertar essa configuração: “É preciso entender os momentos em que o carburador lava e seca. Depois de muitos testes em pista e Dino chegamos a valores confiáveis. O mapa da FT400 parece o M do McDonalds, variando entre mais e menos combustível”.

Após encontrar o limite do turbo S380, a Julieta testou um turbo maior, que poderia gerar mais pressão e potência. O piloto Fábio Costa, companheiro de pistas do Emiliano, ofereceu um Precision para a experiência. Com mais pressão, 2,6 BAR, o 4.1L libertou 1057 cavalos nas rodas. O torque e a potência avançaram na curva de rotação, o que vai exigir da equipe Julieta um novo set-up de largada. Segundo a matemática do FuelTech Datalogger Pro24, que acertou na mosca o recorde de 8s9, com essa nova potência o carro pode chegar aos 8s7 nos 402 metros.


 
  :: Página Principal