:: Página Principal  
 
Reportagens - FuelTech Panamerican Nationals 2012

Confronto EUA x Porto Rico de 2012 foi apresentado oficialmente pela FuelTech, que investe no mercado americano.

Texto: Regis Vasconcelos / Fotos: Fueltech

Entre os dias 20 e 22 de julho aconteceu o 18º Panamerican Nationals, o famoso confronto anual entre os compactos de Porto Rico e EUA. Rotores versus pistões! É a tradicional disputa entre motores rotativos, quatro e seis cilindros. Os pequenos foguetes de oito e sete segundos protagonizaram a principal corrida da cena compact americana.

Em 2012 a corrida foi apresentada oficialmente pela FuelTech, a nossa conhecida fabricante de gerenciadores eletrônicos. O evento foi chamado de FuelTech Panamerican Nationals e aconteceu na Atco Raceway (NJ-EUA).

A empresa brasileira usou a famosa corrida para entrar com os dois pés no mercado dos import e a receita deu certo — o stand da marca, na área de boxes, foi intensamente visitado pelo público, enquanto quatro carros na pista mostraram o desempenho dos produtos brazucas.

Dois Mazda e dois Honda foram gerenciados por centrais FT400, Boost Controller, Data Pro24, SparkPRO, enfim, toda a linha de produtos FuelTech que vemos em nossos carros daqui. Todos eles alcançaram resultados inéditos e a FuelTech foi a principal notícia da prova.

No final da corrida, infelizmente, os carros com a injeção brasileira não chegaram ao campeonato das duas categorias disputadas, Bracket e Heads up. Na Bracket, o campeão foi o rotativo porto riquenho de Erik Maldonado, da PMS Race Cars. Na Heads Up, o grande vencedor foi o foguete de 7s0 da Christopher Racing.

Carros com FuelTech:


Mazda RX7, Lucimar Racing: Já havia andado em Aruba e venceu com FuelTech. Esse foi o primeiro rotativo a usar FuelTech. Teve uma passada muito boa de 4s6 no 1/8 de milha, mas teve que abortar e passou no embalo em 7s6. Seria uma passada 7.1s com certeza. Como haviam muitos inscritos e choveu, ele não teve chance de fazer mais passadas e não se classificou.



Mazda RX7, Yamil Racing de Nova Jersey: carro novo com motor do Betun Performance. Milagrosamente ficou pronto no sábado à noite. Teve problemas de embreagem e fez largadas apenas para aprimorar os primeiros metros da pista, onde atingiu resultados expressivos.


Honda RWD B18, Espinal Racing: esse carro é impecável, com um airbrush incrível na dianteira, até parece uma frente de verdade. Carro estreante, o dono nunca havia pilotado um RWD (tração traseira) e não havia categoria para ele, então fez largadas demonstrativas.


Honda SFWD, Rodolfo Mercado: carro muito bem acertado, que busca entrar nos oito segundos. É muito parecido com os nossos DT-A, mas usa pneus 24.5x9 e tem limitações como: 72 mm turbo, gasolina e intercooler ar-ar. Está usando até GearController e virando na casa dos 9.1s com 30lbs (2 BAR) de boost, tendo assim 830whp. No Honda Day, em agosto, em English Town, esse carro vai competir de verdade e usar 50lbs (3,3 Bar)! Ele não teve categoria no Panamerian Nationals e correu para demonstração.




01.jpg 02.jpg 03.jpg 04.jpg 05.jpg
06.jpg 07.jpg 08.jpg 09.jpg 10.jpg
11.jpg 12.jpg 13.jpg 14.jpg 15.jpg
16.jpg 17.jpg 18.jpg    

 
  :: Página Principal