:: Página Principal  
 
Reportagens - Chevette TT Cleiton "Bisteka" - Recorde de potência Dynojet motores 4 cil

O motor C20XE conquista o posto do 4 cil mais forte já medido
no dinamômetro Dynojet do Brasil!

Texto: Filipe Sturion
Imagens: Cleiton Bisteka / Marco Grilo

Recomende essa materia no Facebook:
Curta o DragsterBrasil.com:

29 de abril de 2015

A categoria Turbo Traseira é a sensação da Arrancada brasileira. Carros sem grandes alivio de peso, ou seja, com cara de originais, motores super preparados e muita tração, estão fazendo a cabeça do público que frequenta as provas de Arrancada. Os preparadores brasileiros são especialistas em arrancar cavalos de motores considerados "pequenos", e na Turbo Traseira, cada cavalo faz a diferença!

Um dos desafiantes desta categoria é o paulista Cleiton Roberto "Bisteka", que participa das provas de Arrancada com um belíssimo Chevette 1975. Recentemente, o pequeno bólido passou por grandes transformações. O motor original do Chevette deu lugar a um GM C20XE, e a carroceria recebeu um novo chassi com suspensão Ladder Bar e novas caixas de roda construídas pela DePauli Race Cars.

A preparação do GM C20XE ficou por conta da oficina Steel Racing Motors, do preparador Marcelo "Pezão" Olympio de Brito. Os resultados foram surpreendentes! O valente motor 4 cil 16 válvulas rendeu nada menos que 1010 cavalos nas rodas, batendo o recorde do Dinamômetro Dynojet para motores 4 cilindros. (Vale lembrar que o antigo recorde, que vinha desde setembro de 2013, também pertence a oficina Steel, com o VW Ap 16V turbo de Felipe Zaranza e 1005,9 cavalos nas rodas.)

O motor GM 4 cil 16V recebeu um gigantesco turbo Precision, que empurra o ar para dentro dos cilindros a uma pressão de 3.6 bar. A parte de baixo do motor recebeu pistões forjados, bielas Pauter e um virabrequim desenvolvido pelo próprio piloto, que trabalha no ramo de usinagem de precisão. E o trabalho de Bisteka não para por aí! Ele também desenvolveu peças como coletores de escape, admissão, reservatórios, pressurização e muito mais! O capricho empregado na montagem do TT #1975 impressiona!

A alimentação dos mais de 1200 cavalos no motor ficou por conta de 8 bicos Siemens Deka 225lbs/h, gerenciados pela Injeção sequencial FuelTech FT500. O preparador Pezão foi um dos primeiros a experimentar as inúmeras vantagens da injeção sequencial oferecida pela FuelTech. O combustível chega até os bicos empurrados por uma bomba Aeromotive meânica. O carro conta ainda com câmbio Sapinho, Diferencial Dana 44 e pneus Mickey Thompson.

O Chevette TT equipado com motor C20XE de Cleiton "Bisteka" registrou nada menos que 1010 cavalos nas rodas! Novo recorde de potência Dynojet para motores 4 cilindros!

01.jpg 02.jpg 03.jpg 04.jpg 05.jpg
06.jpg 07.jpg 08.jpg 09.jpg 10.jpg
11.jpg        

 
  :: Página Principal