:: Página Principal  
 
Baú do Pascoal - Reportagens - Adriano Kayayan - 1000 cv

O paixão dos irmãos Kayayan pelo Chevrolet Camaro já é conhecida por todos. A dupla possui dois exemplares dignos de respeito. Alê possui um exemplar de 1968, com o qual chegou a marcar tempos na casa dos 8.3 segundos. Já Adriano possui um exemplar 1973, também impecável, que a partir de agora, faz parte do seleto grupo dos 1000cv, e que virá forte na busca pelo recorde da categoria Importados! No dia 6 de julho, a equipe Profix Drag Race levou o Camaro do piloto Adriano Kayayan ao dinamômetro da Dynojet do Brasil. O bólido, antes aspirado, conta com dois turbos Masterpower, a receita foi totalmente desenvolvida pelo preparador Alexandre Kayayan, conta com diversos componentes nacionais, como: injeção programável Fueltech Race Pro 1Fi, coletores de escape e pressurização foram feitas pela empresa German Racing, intercooler Belquip Competições, válvula waste gate Turbo Anhanguera e Santo Antonio Giba escapes. Para suportar todo esse “haras”, o motor Chevrolet 350” recebeu pistões forjados Wiseco, anéis HellFire, bielas Scat e virabrequim Eagle, Cabeçotes Dart em alumínio, com válvulas Manley, balanceiros e tuchos Comp Cams e pratos de titânio. O comando de válvulas, também da Comp Cams, foi confeccionado especialmente para este carro, com medidas definidas pelo experiente Alexandre Kayayan.
Adriano explica que este Camaro, além de competir nas provas de arrancada, também “desfila” pelas ruas de São Paulo, e por isso a suspensão segue o “original” com feixe de molas, auxiliados por barras tipo slide-a-link. Caixas de roda permanecem intactas, e por essa razão não é possível a adoção de pneus maiores que os atuais Hoosier na medida 28x10,5x15. Por isso a pressão ficou em “apenas” 1kg, já que não seria possível passar mais potência para o chão! O Camaro queima álcool comum, encontrado em qualquer posto. O combustível é empurrado por uma bomba Weldon 2345D aos 8 bicos injetores Bosch de 160 lbs/hr. O coletor de admissão é um Edelbrock Victor Jr, e o corpo de borboleta é da Wilson Manifolds. A ignição é da MSD, e para trabalhar em conjunto com o gerenciamento de ignição da Fueltech, foi adotado um distribuidor com sensor Hall. O câmbio é um th-400, e o conversor possui stall de 5000rpm. No dinamômetro, essa configuração rendeu 861 cv nas rodas, mais de 1000cv no motor! Para comemorar a potência obtida, os irmãos Kayayan foram comemorar na Churrascaria, e é claro, rodando com o Camaro! Acompanhe agora algumas imagens:

Motor 350 polegadas com cabeçotes de competição, turbos Masterpower e injeção Fueltech. Esta é a receita que foi capaz de render 1000 cv no motor com apenas 1kg de pressão.

Acompanhe agora as fotos e o vídeo do Camaro no dinamômetro:

       

Video
Camaro no dinamômetro
Agora com 2 turbos Master Power e injeção Fueltech, o Camaro de Adriano Kayayan entrou para o seleto grupo dos 1000 cv!
Tamanho: 5.25 mb
Duração: 2:15 minutos
Tamanho da tela: 320x240

Conheça o site da Profix Drag Race:

Voltar


 
  :: Página Principal