:: Página Principal
 
Reportagens - Motor Day - 30/03/2008

Esta cobertura é um oferecimento de:

Um belo domingo para quem gosta de carros e arrancada

Minas Gerais tremeu dia 30 de março com a realização do 1° MOTOR DAY, evento de formato pioneiro no Estado. Durante todo domingão ensolarado no Mega Space mais de mil entusiastas puderam curtir competição de arrancada, exposição de Hot Rods, preparados e antigos e ainda conferir os últimos lançamentos do mercado numa feira de peças e acessórios.
A realização do evento ficou a cargo da WRC Pro Equipment, loja de performance de Belo Horizonte. A concepção do torneio de arrancada foi diferenciada dos modelos atuais. São apenas seis categorias, bem simplificadas: Aspirado Dianteira, Aspirada Traseira, Turbo Dianteira, Turbo Traseira, Força Livre Dianteira e Força Livre Traseira. É válida substituição de motor e câmbio por de qualquer outro modelo e os pneus são livres. O que encaixa um veículo na Força Livre é alívio de peso e uso de pneus slick.
O evento contou com os seguintes patrocinadores, vitais para realização da festa: Turbo Anhanguera, Impacto Suspensão Especiais, Displatec, Dyno Power, Contagem Motor Peças, ODG, Pross, Total Car, EVO, VW Carbel, Modified Body Shop, Nittro Hot Rods e CAV Motors.
As 100 inscrições puderam arrancar livremente das 9 da manhã as 15:30, e os oito melhores de cada categoria disputaram a grande final no fim da tarde em sistema de chaves eliminatórias. Nem todos os carros ponteiros estavam “inteiros” para as eliminatórias, apenas 70% compareceram no grid final.
A galera “derreteu” as carangas sem dó durante todo dia, o piloto Ricardo “Gordinho” Rocha, um dos representantes da equipe HP na Turbo Dianteira, chegou a realizar 23 puxadas com o pé no porão.
A exposição de carros contou a presença maciça do Clube do Opala de BH, Omega Clube, Clube do Gol Quadrado, Celta Club e Clube do Uno. O hall de entrada foi formado por dez Hot Rods únicos no Brasil. Alfonso Gonzáles levou seu Dodge Dart 500 1.970 e Marcelo de Moro prestigiou o evento com sua GMC Step Side 100 1.957.
A feira de peças e acessórios foi um show a parte. A fabricante de instrumentos ODG levou seus últimos lançamentos, como a sonda de banda larga Raptor e o novíssimo pirômetro 52mm de ponteiro. No stand da ODG estavam o Gol G4 de Turismo N de Kiko Lange e o Palio N4 2.008 de rallye de Leonardo Esteves.
A CAV Motors em parceria com a Nitro Hot Rods levaram jóias antigas preparadas com injeção eletrônica, como o Impala de Luciano Huck, a picape Rat Rod do Paulinho do Jota Quest, Camaro 1.974 G-machine e mais oito indecências.
A oficina EVO Race Team em parceria com a pintura e funilaria Modified Body Shop levaram para a pista um Evolution IX com carroceria em fibra de carbono, uma Ferrari F355, Mini Cooper Turbo e dois exemplares VW GTI 16V que somados têm mais de 1100 cavalos.
Ainda houveram stands de suspensões a ar, rodas e pneus Pirelli (Pross), Carbel Volkswagen e som e acessórios da Total Car.

ARRANCADA

Aspirado Dianteira:
Premiação: 1º- embreagem Displatec; 2º - hora de dinamômetro no Dyno Power
O piloto Kleyner Vinicios, de Ipatinga (MG), se classificou com o melhor tempo para a Super Final, 10s359 e não deu mole em nenhuma puxada decisiva. Passou pelas quartas, semi e final sem problemas. Kleyner ainda melhorou seu tempo de pista na final e faturou o recorde da categoria, 10s140.
A segunda colocação ficou com Gustavo Dália (Evo) a bordo de sua Saveiro G4 injetada com quatro borboletas. Tiago Dias, também de Ipatinga, dividiu o carro com Kleyner e ficou na terceira colocação.

Aspirado Traseira:
Premiação: 1º- 3Step ODG. 2º- Vale compras 50,00 na Contagem Motor Peças
Alexandre Gomes, que havia se classificado em segundo para a final com seu Opala coupê (9s985), levou a melhor em cima de Renato Viegas e sua Caravan, primeiro classificado (9s985). Na final, Viegas teve problemas na barra de direção e tirou o pé nos primeiros metros. Alexandre, que estava muito rápido também, tomou a frente e correu para o caneco. Na terceira colocação ficou o piloto profissional de arrancada Cláudio Castañon, que levou seu belíssimo Opala SS V8 para a pista. O recorde da categoria ficou com Renato Viegas, 9s766.

Turbo Dianteira:
(Premiação: 1º - ODG Race Tach 5”; 2º - Hora de dinamômetro no Dyno Power)
O piloto de São Bernardo do Campo, Bruno Felipe Cotrim, equipe Pro Mec ABC, trouxe seu Gol de mais de 700 cavalos e faturou a categoria. “Como o grip da pista é muito pequeno, tivemos que reduzir muito a cavalaria do motor para andar bem. Mas no fim valeu a viagem!”, comentou Leonardo Borges, chefe da Pro Mec ABC.
Bruno se classificou em segundo e venceu todas na Super Final, seu melhor tempo foi 9s438.
Na segunda colocação ficou Eduardo Amorim, da equipe HP, que fez o melhor tempo da categoria (9s203+0s141), mas errou uma marcha na final contra Bruno Cotrim. Eduardo sepultou seu próprio companheiro de equipe, Vinicius “Pombo”, na semi-final e o deixou na terceira colocação.

Força Livre Dianteira:
Premiação: 1º - Válvula waste gate Godzila WRC; 2º - Vale compras de 50,00 na Contagem Motor Peças
Mauricio “Polegar” Fonseca, preparador de Magnum Fonseca, que corre no campeonato mineiro, pilotou o Gol G4 Força Livre da equipe e faturou a primeira colocação com 8s625.
Na segunda colocação ficou Bruno Cotrim, com o mesmo carro vencedor da Turbo Dianteira. O terceiro colocado foi Adinalte “Rato”, que acelerou um Celta aliviado com motor 2.0 16V kompressor.

Força Livre Traseira:
Premiação: 1º - 4 amortecedores Impacto Especiais; 2º - Vale compras de 50,00 na Contagem Motor Peças
A equipe Full Jets esteve presente com o Charger laranja de Lincoln Cheib, recordista da Super Hot Paranaense. Quem pilotou o Dodge foi Romandio Rufino, recordista da STT mineira. Romandio fez o melhor tempo do Motor Day, 7s860 de pista, marca que deu aos Full Jets o recorde da competição e primeira colocação na categoria.
A segunda colocação ficou com Jack Bala e sua Bel Lair V8 350. Jack marcou o tempo de 8s734+0s171. A TL AP turbo de Flávio Moreira ficou em terceiro e Rubens Vargas em quarto de gaiola AP turbo.

A próxima etapa do Motor Day será no dia 27 de abril. Os pilotos interessados em arrancar podem passar na WRC (R. Magnólia 24 loja 03 fone:31-3272.2700) e fazer a inscrição antecipada por 15,00 reais.


Fotos

Click para ver as fotos.

:: Página Principal