:: Página Principal  
 
Reportagens - Racha em Interlagos - 16/02/2008

Com a reforma da pista de Interlagos para receber a Fórmula 1 em 2007, foi proibida a realização de provas de arrancada na reta dos boxes, sob a alegação de que os burn-outs estragariam o asfalto. Enquanto a prefeitura não da inicio as obras no antigo retão para a realização de provas de ¼ de milha (402 metros), a T2 Eventos está realizando o Racha em Interlagos. Uma competição destinada exclusivamente a carros de rua. A primeira prova de 2008 realizada na noite de 16 de fevereiro refletiu o quanto a capital é carente de um lugar apropriado para pilotos urbanos e profissionais acelerarem de forma segura para eles e para os expectadores. O número de inscrições foi limitado a 200 carros, e duas semanas antes do evento a meta já havia sido atingida. O público lotou as arquibancadas do autódromo, e continou vibrando com o evento mesmo debaixo de chuva.
O dia em interlagos iniciou com uma prova de circuito, e às 6 da tarde, os treinos livres do racha foram iniciados. Os pilotos puderam acelerar livremente até as 10 da noite, quando começaram as puxadas oficiais. Sem regulamentos quanto a preparação dos carros, que apenas precisam ser carros verdadeiramente de rua, a prova adota o sistema de mata-mata. O vencedor de cada disputa passa de fase e o perdedor volta para casa. A largada é feita na luz verde, mas não existe sistema de cronometragem, quem passa primeiro no final da reta é o vencedor da puxada e segue para a fase seguinte. Nesta etapa a chuva ainda deu uma ajudinha e carros menos potentes tiveram maiores chances de vitória, pois conseguiam tracionar melhor. Mas o grande vitorioso da noite possui um motor invejável, e é um velho conhecido das pistas de arrancada de todo o Brasil. Marcelo Olimpio de Brito, o Pezão da Steel, levou o caneco para casa com um Gol AP 16 válvulas turbo. “Gostei da brincadeira, confesso que não esperava chegar tão longe, o nível dos competidores estava muito bom, eu mesmo trouxe alguns clientes com carros com grandes chances de vitória”, revela o piloto preparador.
Outro grande piloto que compareceu ao evento foi Alejandro “The Flash Power” Sanchez. “Enquanto a reta não fica pronta é uma ótima opção para se descontrair, ver as arquibancadas cheias e tantos carros na pista chega a dar saudade dos velhos tempos de Interlagos”, disse o campeão.
“O antigo retão já está devidamente asfaltado e espera a liberação de verbas da prefeitura para a realização de obras que proporcionem o mínimo de estrutura possível para a realização das provas com segurança, a previsão é de realizarmos a primeira prova do paulista de arrancada em junho deste ano”, comenta Cleacyr “Kim” Scaglione, responsável pelas provas de arrancada na capital paulista.
Enquanto isso não acontece os pilotos da capital tem o Racha em Interlagos para descarregar um pouco de adrenalina e os motoristas comuns um lugar seguro para acelerar e quem sabe no futuro se tornarem pilotos de Arrancada. O próximo evento está previsto para o dia 5 de abril.


Fotos
Click para ver as fotos


Clip
Click na imagem e veja o clip que o pessoal da Energy Produções preparou.

 
  :: Página Principal