:: Página Principal  
 


Festival of Power - 30 de março a 1 de abril de 2018 - Santa Pod - Inglaterra

Recomende essa cobertura no Facebook:
Curta o DragsterBrasil.com:

Texto: Filipe Sturion

A equipe do DragsterBrasil.com esteve na lendária pista de Santa Pod, na Inglaterra, para acompanhar o evento Festival of Power, que mesmo atrapalhado pelo mal tempo, foi realizado entre os dias 30 de março e 1 de abril.

Santa Pod fica localizada em Wellingborough, a cerca de 120km de Londres. A pista impressiona pela estrutura. São 1150 metros de comprimento e 20 metros de largura, o que permite que Top Fuels e Drag Bikes larguem e parem com total segurança. Assim como nos Estados Unidos, Top Fuel e Funny Car aceleram pela distância de 1000 pés, enquanto as demais categorias aceleram os 402 metros. Além disso, o visual é impressionante, além da bela pista com o lendário letreiro "Santa Pod" entre os placares eletrônicos, podemos ver 3 unidades de pás heólicas no fim da reta. O complexo é gigantesco, com muito espaço para público, pilotos e equipes.

Um pouco de história
A pista de Santa Pod foi inaugurada na Pascoa de 1966, onde ficava a antiga base aérea da RAF (Royal Air Force), que foi utilizada pelo 92º Grupo de Bombardeiro dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial. É considera a primeira pista de corrida permanente da Europa. O evento Festival of Power marca o inicio das competições na pista em todo ano, e assim como a inauguração, sempre acontece na Pascoa. Santa Pod abriga a prova inaugural e a prova de encerramento do campeonato Europeu de Arrancada. Até 2017, a pista era de asfalto e, para este ano, foi totalmente concretada.
O nome Santa Pod vem da junção de Santa Ana (Antiga pista de pouso da Força Aérea Americana em Santa Ana, Califórnia, onde se deu origem a arrancada nos EUA) e Podington (Cidade onde fica a pista na Inglaterra).

Evento para a familia!
Pudemos notar que as provas de Arrancada que acontecem em Santa Pod tem como publico alvo as familias. Além dos pegas na pista, o evento conta com circo, parque de diversões e shows acontecendo o tempo todo, com carros a jato, drift, monster trucks, bung jump, além de uma ampla praça de alimentação com diversas opções. Não se vê bagunça nem som alto nos estacionamentos.
A área para camping é simplesmente gigantesca, e pudemos ver que os britânicos gostam de acampar, com uma concentração de traillers e motor homes antes inimaginável por nós! A pista conta também com loja de souvenirs, com diversos produtos.

Organização de box
A pista de Santa Pod iniciou as atividades junto com a profissionalização do esporte nos Estados Unidos, e por esta razão, são muitas as semelhanças. Existe uma área extremamente ampla, onde as equipes se organizam com os carros de corrida, apoio e estrutura para alimentação e acomodações durante o evento. O espaço é extremamente respeitado. Mesmo sem demarcações, não vemos equipes prejudicando o espaço da outra, ou mesmo fios de energia espalhados. Apesar de serem extenções elétricas assim como acontece no Brasil, tudo é extremamente organizado, parecendo até uma instalação definitiva.

Estrutura de pista
Ficamos boquiabertos com a estrutura encontrada em Santa Pod. Com os problemas de chuva, por muitas vezes vimos 2 carretas com turbinas de avião usadas para secar e dar temperatura na pista, além de pessoas com maçaricos para efetuar pequenas limpezas. Além disso, tratores para arrastar borracha, já com escova para limpeza e também produto quimico, tudo integrado e acontecendo ao mesmo tempo. Sem sombra de duvida, as largadas só puderam
acontecer devido a todo esse maquinário, já que São Pedro mandou água muitas vezes durante o fim de semana. Existe também uma máquina para emborrachamento que conta com um diferencial Strange e muitos pneus slick, que passa "fazendo um burnout" em toda a extensão da pista de aceleração. Com esta máquina, os ingleses fizeram uma camada de borracha simplesmente perfeita em uma pista recém reformada. Logo atrás da pista, existe um galpão onde os tratores e maquinário ficam guardados, garantindo muita agilidade. Ao ver toda essa estrutura, pergunto-me se estamos preparados para oferecer grip de pista no Brasil, já que não temos nada que garanta o breve retorno das puxadas após uma quebra ou acidente.

Dinâmica de prova
Parece simples, mas é muito funcional! Assim como pistas americanas, Santa Pod possui várias faixas de alinhamento antes da pista propriamente dita. Com isso, é possivel que várias categorias se alinhem ao mesmo tempo, sem aquele problema de pilotos atrasados tendo que cortar a fila da categoria seguinte. Isso garante menos tempo esperando em fila, já que o comparecimento pode ser feito "em cima da hora", sem prejudicar a dinâmica de prova. As largadas são realmente rápidas entre uma e outra. Na grande maioria das categorias, assim que o competidor larga, o burnout do seguinte já está autorizado automaticamente. Ao ver isso, fiquei curioso para saber como seria com carros maiores e, para minha surpresa e alegria, a
regra é para todos! Enquanto um carro V8 aspirado com óxido nitroso ia para o alinhamento, um Pontiac V8 big block blower, sem agua no bloco, já aguardava na marcha lenta. Assim que o V8 nitro largou, o Pontiac blower, com um motor de cerca de 3000 cavalos, iniciou seu burnout. As exceções são para os jet cars (que realmente não podem esperar ligados sob pena de varrer os competidores de trás) e carros a nitrometano que efetuam troca de combustível após a partida, já que isso deve ser feito em temperatura controlada. Desta maneira, é possivel que se tenha uma prova com mais de 200 carros e motos ocorrendo de forma dinâmica, respeitando o cronograma de largada.




Carros e motos
O Festival of Power é bem eclético quanto aos participantes. Temos desde carros de rua com motores 4 cilindros até os Top Fuel, categoria máxima da Arrancada Mundial. Santa Pod é muito tradicional também em jet cars e, por falar em tradição, são mais de 50 anos de história! Além dos carros "modernos", pudemos ver Dragsters Nostalgia, Hot Rods, e muito mais! Muitos carros construidos nos Estados Unidos marcaram presença em diversas categorias. Enfim, o evento abre espaço para que todos possam correr. Infelizmente, o mal tempo impediu que carros de categorias maiores fizessem suas passagens, já que a pista com temperaturas abaixo de zero faziam com que o VHT vitrificasse. Santa Pod abriga muitos carros diferentes, como uma Kombi equipada com turbina de avião, moto movida a peróxido de hidrogênio e outras estravagâncias não vistas nem nos Estados Unidos. Esta friaca toda não era esperada, já que na Pascoa, as temperaturas já começam a subir na Inglaterra. O evento e a viagem foram maravilhosos, mas saímos de lá com gostinho de quero mais!




Jet Car que pertenceu
a Al Hanna

Pro Stock Campeão da
NHRA nas mãos de Alan Jhonson
Funny Car Nostalgia, 99% de nitrometano!


Vista do relógio Big Ben
e rio Tamiza

Turistando
Claro que além de conhecer a Arrancada em Santa Pod, demos uma volta por Londres, onde conhecemos diversos pontos turísticos e também o Autódromo de Silverstone. Contamos com a ajuda de nosso amigo e piloto Fabiano Pinto, que mostrou ter uma cultura muito grande, sempre atento as histórias de cada lugar que visitamos! O piloto, que já viajou por muitos lugares, coleciona copos do Hard Rock Café de cada cidade por onde passou. Fizemos uma pequena escala em Portugal e fomos correndo até o Hard Rock Café Lisboa para que Fabiano conseguisse o copo de numero 32!
Fabiano, quando se aposentar, pode ser facilmente guia turistico! Valeu Fabiano!



Nos boxes do Autodromo de Silverstone
Estrutura impressionante

Porsche Experiencie, no autódromo
de Silverstone
Harrods, a maior loja de
departamentos do mundo!


Palácio de Buckingham
onde fica a familia real inglesa


Abbey Road
capa do 12º album dos Beatles

London Eye, uma roda gigante
realmente gigante!

Deixamos aqui o nosso agradecimento aos apoiadores dessa viagem, que foram a FuelTech, Metal Horse, ERT Embreagex, Magma Pro e Regis Racing, além é claro de Nicola Hart, que cuida da parte de imprensa da pista de Santa Pod, onde fomos muito bem recebidos!

Fotos: Fabiano Pinto / Fabio Pascoal / Filipe Sturion

 
  :: Página Principal