:: Página Principal  
 

  - Etapas


Copa Brasil de Arrancada - 6ª etapa - 12 a 14 de outubro - Velopark (RS)
Campeonato Gaúcho de Arrancada - 7ª etapa - 12 a 14 de outubro

Recomende essa cobertura no Facebook:
Curta o DragsterBrasil.com:

Fotos
Sexta - Sábado - Domingo


Comentários

Texto: Filipe Sturion

O Autódromo Internacional do Velopark recebeu, entre os dias 12 e 14 de outubro, a 6ª e última etapa da Copa Brasil de Arrancada. Junto ao evento nacional, aconteceu também a 7ª etapa do Campeonato Gaúcho de Arrancada.

Mesmo com o feriado, a prova contou com bom publico e 155 inscritos vindos de diversos estados brasileiros, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Maranhão, Amazonas e muitos outros. Além disso, a prova contou com 2 pilotos argentinos. Com um excelente tratamento de pista e evolução de carros e pilotos, a prova contou com 7 novos recordes, sendo 5 pela Copa Brasil e 2 em categoriais regionais do Campeonato Gaúcho.

O cronograma do evento foi seguido à risca. Na sexta-feira foram realizados os primeiros treinos livres. Já o sábado também iniciou com treinos livres, seguidos do briefing com os pilotos. À tarde, aconteceram duas baterias classificatórias. Diversas quebras e alguns acidentes fizeram com que a segunda bateria classificatória avançasse até as 21 horas. Já no domingo, aconteceu a última bateria classificatória, e em seguida, o evento seguiu com as puxadas eliminatórias, o que trouxe grande emoção para público e pilotos participantes.


Acidentes
Infelizmente a prova contou também com alguns acidentes e sustos. Já na sexta-feira, o piloto Argentino Leandro Perazza, que fazia sua primeira participação na categoria TS com um Ford Falcon em território brasileiro, perdeu o controle de sua máquina no final dos 402 metros e acabou batendo no muro. Perazza nada sofreu mas o Ford Falcon ficou bastante avariado, impedindo que o hermano seguisse no evento. O Falcon possui motor Ford 6 cil em linha equipado com 3 carburadores Weber, roda na gasolina e produz nada menos que 400hp girando 9500rpm! O ronco é muito bonito e o carro chegou a andar na casa dos 10 segundos! Torcemos para que Leandro volte às pistas o quanto antes,
e em breve possa retornar ao Brasil para que possamos conhecer melhor esta curiosa (para nos brasileiros) preparação!

Também nos treinos de sexta-feira, após o burnout, uma mangueira de combustível se rompeu e provocou um principio de incendio no belíssimo Opala TT de Fabio Stelle, que agora está na equipe Nunes Preparações. As chamas foram contidas e a equipe Nunes virou a noite para que Fabio pudesse voltar a acelerar no sábado.

Nos treinos de sábado, o paranaense Joacir Cordova perdeu o controle do Gol DT-B no momento da abertura do pára-quedas. O carro raspou no muro. A equipe Julieta Competições arrumou as avarias para que Joacir pudesse seguir na competição.

Na Standard, o paranaense Adilson Prizibycien bateu forte com o VW Gol de frente no muro, após virar passageiro com a quebra da suspensão. Adilson saiu do carro com algumas dores, mas está bem, porém o VW ficou destruído. Desejamos que Adilson, Campeão Paranaense de Arrancada de 2012, possa voltar as pistas com força total o quanto antes!

Na FLD tivemos dois sustos. O VW Gol de Airton Carraro puxou violentamente para a direita na altura dos 100 metros. O carro bateu com a whellie bar no muro do lado esquerdo, cruzou a pista e encostou no muro do lado direito. O piloto contou com a sorte e também mostrou muita pericia para evitar a batida. Já José Pasqualete Jr, da Staudt Motorsport, não teve tanta sorte. O piloto chegou forte no fim da reta, e
após uma batida o carro pegou fogo. As chamas foram contidas pelos bombeiros. O piloto nada sofreu.

Destaques da prova
Standard
Na Standard, o gaúcho Rafael de Souza Simon derrubou o placar e entrou na sonhada casa dos 11 segundos com o Gol preparado pela Exclusive Motorsport. Simon registrou 11s869. Mas o grande vencedor da categoria foi o paranaense José Leonel, da equipe Stumpf. Leonel também beliscou a casa dos 11s com 12s017 na classificatória de domingo.

Dianteira Turbo B
A Dianteira Turbo B contou com 31 participantes, sendo que 12 andaram na casa dos 10 segundos! Os pilotos e preparadores tem um incentivo a mais para entrar na casa dos 10s, já que as vagas do clube dos 10 segundos para pneus radiais da FuelTech estão cada vez mais próximas do fim! O paulista Marcel Falato, da equipe Espaço Motor, bateu o
recorde da categoria com 10s363 a nada menos que 254km/h! A prova foi vencida pelo gaúcho Evandro Reis, da equipe Facchinetto Motorsport, com 10s942 na puxada final contra 11s188 de Javier Mendoça, da Lelo Motorsport.

Dianteira Turbo A
Mais uma página no livro da Arrancada Brasileira foi escrita com a marca histórica na Dianteira Turbo A! Algo que parecia inalcançável há alguns anos tornou-se realidade pelas mãos do piloto Alex Carrara Moretton! O piloto da cidade de Campinas (SP) levou seu Astra DT-A, com preparação da Kadu Racing ao final dos 402 metros em inimagináveis 8s914! Além do recorde da categoria, Alex foi o primeiro integrante do seleto Clube dos 8
segundos da categoria Dianteira Turbo A da FuelTech! Parabéns ao piloto Alex, Equipe Kadu Racing e ao calibrador de motores Heraldo Bueno por essa grande conquista! Mas esta página da história da Arrancada tem mais um nome! O gaúcho Adriano Salton também entrou na casa dos 8 segundos com 8s957! Com o Astra preparado pela Facchinetto Motorsport, Salton, segundo colocado geral da prova, andou mais vezes na casa dos 8 segundos durante o fim de semana! Os GM estão na frente mas os VW estão na cola! O vencedor da etapa foi Renato Brizolari, com o Gol 16V da Kadu Racing. Brizolari beliscou os 8s com 9s059. “Os VW ainda tem muito fôlego nesta disputa.
O meu piloto Edvan Menezes chegou a fazer as parciais de recorde, mas a quarta marcha quebrou bem no final, fechando os 402 metros em 9s1 a 267 km/h. Pode esperar que os AP virão pra cima do recorde”, promete o preparador Alexandre Henrique Silva, da equipe paulista Espaço Motor.

Traseira Super
Já na Traseira Super, tivemos um verdadeiro show do piloto mineiro Gustavo Castañon. Na estréia de seu novo motor, Gustavo, fordeiro de carteirinha, baixou o recorde nacional em meio segundo, registrando a incrível marca de 8s588 com o Ford Maverick da equipe Castañon Drag Race, que conta com a assessoria do calibrador de motores Heraldo Bueno. Além do temporal, Gustavo fez a alegria da galera com uma empinada de tirar o fôlego, quando o Ford Maverick simplesmente apontou para o céu e raspou a traseira no chão! Será que traciona? A segunda colocação foi para Alexandre Sanches,
com o Dodge aspirado da equipe Nytron. Sanches, que vem melhorando a cada prova, registrou 10s328 nos 402 metros, e mostrou um ótimo acerto de suspensão, com o tempo de 60 pés (primeiros 18 metros) de 1s319.

Força Livre Dianteira
Com 10 participantes, a Força Livre Dianteira também contou com belíssimas disputas, e o recorde nacional foi baixado por 3 pilotos diferentes durante a prova! O primeiro temporal aconteceu no sábado, quando o catarinense Airton Carraro, da Jaques Performance, estampou no placar da pista gaúcha 8s519 a 295 km/h! Com está incrível velocidade, já podemos pensar em um VW Gol a 300km/h! Quem será o autor dessa façanha?! No domingo, o gaúcho Jader Krolow, da Branco Motors, registrou 8s508 a 272 km/h e, na última puxada do mesmo dia, o manauara Maicon Canesin, da Lelo Motorsport, tirou
o coelho da cartola e fechou a etapa com 8s499 a 273 km/h. “Nosso carro é o mais ‘fraquinho’ da categoria. Usa motor AP 16V, turbo Garrett GT42R (trabalhando com 3,4 kg de pressão), câmbio original do Gol com engrenagens Sapinho... Muitos desses equipamentos são considerados obsoletos pelos concorrentes. Isso é sinal que temos muito que evoluir”, comemorou o preparador Celso Valente da equipe Lelo Motorsport. Para Maicon, o recorde foi uma surpresa. “Eu sabia que tinha um carro bom nas mãos, mas sinceramente não achava que o recorde viria tão cedo!” Com esta incrível marca, o piloto do Estado do Amazonas pode se orgulhar de possuir o VW de tração dianteira mais rápido do mundo! E os manauaras fizeram a festa na categoria! O primeiro colocado foi o recordista Maicon Canesin, já em segundo temos Luiz Donato, da equipe Steel, e em terceiro, o estreante na categoria Romulo Braga, também da Steel!



 
  :: Página Principal