:: Página Principal  
 

  - Etapas


1ª etapa - 26 e 27 de março

Recomende essa cobertura no Facebook:
Curta o DragsterBrasil.com:

Comentários

Texto: Filipe Sturion

O estado de Minhas Gerais deu um belo presente para a Arrancada Brasileira! Foi a retomada da Copa Motor Day de Arrancada, que voltou ao cenário das grandes provas nacionais com força total! Desde 2007 não se via uma prova tão bem organizada e disputada nos 201 metros do Mega Space, Autódromo localizado na cidade de Santa Luzia, região metropolitana de Belo Horizonte (MG).

O grande incentivador da prova foi o piloto Gustavo “Padeiro” Furtado, que se dividiu entre a organização do evento e a participação como piloto, a bordo do belíssimo Mustang V8 bi-turbo preparado pela equipe Nunes. O sucesso da prova mineira deu-se também pelo grande trabalho de divulgação feito por Rogério Amaral, piloto da categoria STT. A cronometragem utilizada foi da Produpark, com direito a placares eletrônicos. Já para garantir um bom grip, a organização contratou os serviços de José Snapple que se empenhou ao máximo na aplicação de VHT. O Mega Space conta com uma estrutura invejável! Banheiros limpos, ótima praça de alimentação e tudo que é necessário para realizar uma grande prova de Arrancada! O povo mineiro mostrou que é apaixonado por Arrancada. Além de lotar as dependências do complexo esportivo, vibrou muito com os pegas nos 201 metros.

A competição contou com treinos no sábado pela manha e inicio da tarde. Logo após, duas bateriais oficiais de largada invadiram a noite. No domingo, foram realizados mais treinos, seguidos de mais uma bateria de largadas classificatória e em seguida foi realizado o mata-mata.

A prova atraiu grandes nomes da Arrancada Brasileira. André Takeda acelerou o Dragster Top Alcohol e garantiu o show com belíssimos burnouts. Percorreu os 201 metros em 4s960, com velocidade final de “apenas” 200km/h. Quem levou a melhor na categoria Dragster Top foi Breno Castañon, que andou com o Dragster V8 aspirado com óxido nitroso e bateu o recorde da pista do Mega Space com 4s638.

Na Pro Mod, o experiente piloto e preparador Pedro Nunes assumiu a tocada do Mustang V8 bi-turbo de Gustavo “Padeiro”, que estava se dedicando a organização da prova, e garantiu a vitória e recorde com 5s872. O Mustang, que na realidade foi construído para acelerar na categoria XTM, ainda está em fase de acertos, e o carro promete tempos ainda mais baixos! Destaque também para o segundo colocado Alberto Aranda, que trouxe seu belíssimo Camaro V8 big block aspirado nitrodo estado do Espirito Santo q percorreu os 201 metros em 6s568 segundos! O carro impressiona pelo acabamento, com direito a forração interna contornando as alavancas individuais do câmbio Lenco! Nos Estados Unidos, este carro seria um “Pro Street”, veículos com preparação pesada mas com plenas condições de andar nas ruas!

Pela Força Livre Dianteira, o mineiro Magno Braz Fonseca, da equipe Pelagar Racing fez o recorde da categoria e beliscou os 5 segundos com 6s121. Já na Força Livre Traseira, a vitória também ficou em Minas, com Gleison Moreira, da Steel Racing Motors, com 6s860.

Na Traseira Super, Marcio “Los Hermanos” Julio, da Julieta Competições, anotou mais um recorde para a Caravan aspirada. Percorreu os 201 metros em 5s268, sagrando-se o carro com portas mais rápido da história da pista do Mega Space. Infelizmente, Marcio passou do ponto de frenagem e acabou batendo a Caravan ao tentar fazer a curva em subida, logo após o fim da reta. Os prejuizos foram materiais e a Caravan já está sendo reconstruida para continuar buscando recordes em todo o Brasil! Destaque também para o novo Dodge aspirado de Manoel Castañon. Ainda em fase de acertos, aos cuidados da equipe Map Green, Manoel já virou o tempo de 5s843, mostrando que vem para a briga! Mas a vitória na categoria foi para um Ford! Antonio Rosalvo acelerou o Mustang e faturou na puxada final com tempos na casa dos 7 segundos.

A categoria Turbo Traseira foi um show a parte, levando o público ao delírio! Os Opalas da equipe paranaense Julieta Competições compareceram em peso, além do Opala e Chevette da equipe Paulista Steel. Quem levou a melhor foi o experiente piloto Celso Camargo, que tirou as rodas dianteiras do chão e em uma largada impecável, fez o belo tempo de 5s591! Os 4 primeiros colocados andaram na casa dos 5 segundos!

Na Dianteira Turbo A, pudemos encontrar uma grande quantidade de veículos Honda participando. É muito bom ver e ouvir os bólidos japoneses acelerando forte! Quem levou a melhor na puxada final foi Jeferson Vieira, com o Honda City da equipe Gringo Motorsport. Jeferson andou diversas vezes na casa dos 6 segundos! Mas o recorde da categoria foi para o VW Gol de Marcelo Matukiwa, da equipe Steel, com 6s366.

Minais Gerais é conhecida em todo o Brasil por sua tradição em carros antigos, e verdadeira adoração pelos motores V8! Além dos representantes da categoria TS, tivemos também diversos veículos com propulsores de 8 cilindros também na Traseira Original. Quem levou a melhor foi Claudio Castañon, que alem de gaturar a etapa fez o recorde da categoria com 7s066. Destaque também para o segundo colocado Romandio Rufino, que registrou 7s3 a bordo do pesado porém potente Dodge aspirado!

A próxima etapa da Copa Motor Day de Arrancada acontecerá nos dias 31 de maio e 1º de junho.


 
  :: Página Principal