:: Página Principal  
 


19º Festival Brasileiro de Arrancada
6 a 9 de dezembro de 2012 - Curitiba (PR)


Recomende essa cobertura no Facebook:
Curta o DragsterBrasil.com:

Comentários

Texto: Filipe Sturion

Entre os dias 6 e 9 de dezembro, aconteceu o tão esperado Festival Brasileiro de Arrancada. O maior e mais tradicional evento de Arrancada do país, organizado pela Força Livre Motorsport, chegou a sua 19ª edição e foi mais uma vez uma grande festa!

Era possível encontrar pessoas de todas as regiões brasileiras, que esperam o ano todo para marcar presença em Curitiba. E com uma prova cada vez maior, até visitantes de outros países vieram acompanhar de perto os mais de 300 pilotos inscritos. Desta vez, vrias categorias tiveram limite de inscritos. Para acomodar todas as equipes, além dos 30 boxes, uma estrutura de tendas, todas com pontos de luz, foi montada aproveitando todo o espaço físico do Autódromo, além de um enorme espaço destinado aos Motorhomes.

Mais uma vez foi montada a galeria Nitro Alley, que reuniu diversas lojas que levaram ao público do festival o que há de melhor no setor de alta performance. Além da galeria, o Festival contou com diversas outras atrações, como o Autorama Drag Race, simuladores de corrida, Dinamômetro, Força Livre Bar, etc

Além da competição, o Festival é um grande espaço para confraternização. Os camarotes recebem diversos clubes de carros, pessoas que muitas vezes se conhecem apenas pela internet, e usam o Festival como oportunidade para se conhecerem ao vivo! As arquibancadas também ficaram lotadas, com publico de mais de 30 mil pessoas. É muito bonito ver a quantidade de motor homes, ônibus de excursões, barracas de camping, e até mesmo os hotéis e restaurantes da cidade lotados pelos amantes da Arrancada de todo o Brasil! Parabéns para todos nós!

Apesar das limitações da pista do AIC, que está com as já conhecidas ondulações bastante acentuadas, 7 recordes foram batidos e grandes duelos foram travados. A equipe da SPID (São Paulo International Dragway) não poupou esforços para fazer um bom grip para a competição. Já na terça-feira antes do evento, as máquinas estavam arrastando borracha e passando VHT em toda a extensão dos 402 metros de aceleração.A pista que estava totalmente branca (já que foi necessário raspar toda a borracha após o termino da 5ª etapa do Paranaense de Arrancada, devido à realização de provas de Circuito) já possuía uma boa camada de borracha no inicio dos treinos de quinta-feira.
Infelizmente o trabalho foi prejudicado pela chuva, que caiu várias vezes durante os dias de competição, lavando o VHT aplicado, e também pela falta de pneus para aplicar borracha no concreto. Apesar dos pedidos, pouquíssimos pilotos levaram pneus slick de Arrancada (que possuem borracha bem mais mole que os pneus utilizados em circuito) para contribuir com o grip da pista e, a solução, foi utilizar em grande parte um lote de pneus de circuito providenciado pela Força Livre Motorsport.

Finalmente os placares eletrônicos voltaram a funcionar! Em um esforço conjunto entre a Produpark, que fez a cronometragem do Campeonato Paranaense durante o ano, e a Powertech, proprietária dos placares eletrônicos, o público pôde acompanhar em tempo real o desempenho obtido pelos participantes. Alguns problemas de comunicação entre os equipamentos aconteceram, mas foi sim possível acompanhar as importantes informações fornecidas pelos placares!

Na quinta-feira pela manhã foi dado inicio ao evento com os primeiros treinos livres, que aconteceram debaixo de muito sol e calor! Com casa cheia, já no primeiro dia de evento, a fila para largar chegou muitas vezes até a reta oposta do AIC! Na sexta-feira, mais treinos livres no período da manha. Infelizmente estes foram interrompidos pela chuva, que veio para refrescar o forte calor na capital paranaense. Quando a chuva deu uma trégua, os treinos livres se encerraram e foi dado inicio a primeira bateria de largadas válidas da competição. Com o cronograma atrasado pelo mal tempo, as puxadas foram realizadas somente até a categoria Dianteira Super. Já no sábado pela manhã, a bateria classificatória de largada de sexta-feira, que havia ficado inacabada, foi concluída e, logo em seguida, foi dado inicio a segunda bateria. Por volta das 13 horas, a prova foi interrompida novamente pela chuva. Algum tempo depois, com muito calor, a pista já estava seca e pronta para receber os carros mais rápidos do Brasil. A segunda bateria classificatória da competição foi retomada, e uma sucessão de quebras acabou atrasando o cronograma. Já na categoria Pro Mod, a chuva voltou ao Autódromo, impedindo a conclusão da segunda bateria classificatória. No domingo, a segunda bateria de largadas foi concluída, e a organização optou por fazer uma terceira bateria com todos os competidores, já que devido a chuvas e quebras, a prova ficou bastante atrasada. Infelizmente as largadas no formato mata-mata, que estavam previstas para domingo, não puderam acontecer, e a prova foi decidida pelos melhores tempos obtidos.

Infelizmente algumas falhas na cronometragem acabaram complicando o desfecho de várias categorias. Pilotos como o paranaense Guilherme Emiliano, da categoria TT, e o paulistano Hiroshi Abe, da Pro Mod, sofreram com falhas no equipamento de cronometragem da Produpark, que não marcou os tempos de algumas puxadas. Além disso, muitas vezes o equipamento acusou o tempo de reação de 0s001, mesmo quando o piloto dava uma “dormidinha no farol”, e isso acabou interferindo na classificação de algumas categorias, que não citaremos aqui para evitar maiores transtornos. Apesar dessas falhas, sabemos de todo o empenho da equipe Produpark para oferecer um serviço cada vez melhor, e torcemos para que estas falhas sejam sanadas para os próximos eventos.


Desafio 15s (resultados)
Após vencer o Campeonato Paranaense de 2012, o piloto André Musselli levou mais um Festival para seu currículo. O piloto, que participa da categoria desde sua criação, venceu mais uma com o VW Gol turbo com tempo total de 15s263. Na segunda posição temos o catarinense Antonio Schroreder com o Peugeot, que chegou a fazer 15s018 nos 402 metros, mais deixou a vitoria escapar com reação de 0s280. A na terceira colocação temos a piloto Genilda Franco, que fez o tempo total de 15s318 a bordo do VW Gol turbo.

Desafio 14s (resultados)
Quem levou a melhor foi Alexandre Blauth, com o Gol turbo da equipe MKS, com 14s175 de tempo total. Gol turbo também na segunda colocação, com Marcos Roberto e o tempo de 14s295. Já em terceiro lugar temos o catarinense Juan Vezetti e seu belo Opala aspirado. Juan, Campeão Paranaense de 2012, registrou 14s349 nos 201 metros.

Standard (resultados)
Já na primeira largada válida, Clovis Waechter, de Santa Cruz do Sul (RS), derrubou o placar e estabeleceu o novo recorde da categoria com 12s202. Com este tempo, Clovis anotou mais um Festival Brasileiro para seu vasto currículo! A segunda colocação foi para o maringaense Wellington Barranco, da Injetech, com 12s342. Já em terceiro lugar tempos Jaques Correia, da Jaques Motorsports, com 12s413.

Street Tração Traseira (resultados)
Domínio paranaense em uma das categorias mais aplaudidas pelo público presente no AIC! Quem levou a melhor na categoria foi o paranaense Marcelo “Padeiro” Poltronieri, da Julieta Competições. Por compromissos particulares, Padeiro só pôde acelerar no domingo, e garantiu a vitória já em sua primeira puxada com 11s636. Já a segunda colocação foi para o também paranaense Pedro Marcos Piska, da equipe Segantini, com 11s796. Em terceiro lugar Edilson Heeman, da Auto Racing, que fez
11s737 nos 402 metros, mas deixou a segunda colocação escapar com a reação de 0s231. Edilson chegou a virar o temporal de 11s498, porém o tempo não foi validado devido à queima da largada.

Dianteira Original (resultados)
Atualmente, a Dianteira original reúne veículos de diversas marcas e modelos, coisa difícil de acontecer nas provas de Arrancada pelo Brasil. A equipe Evolution Performance garantiu as duas primeiras colocações com veículos Honda e Ford! A vitória foi para o piloto e preparador Alexandre Betine, de Foz do Iguaçú (PR), com 11s284, novo recorde da categoria! Já a segunda colocação foi para Julio Dalla Rosa, de Erechim (RS), com 11s681 a bordo do Ford Ka aspirado. A terceira posição foi para o Chevrolet Kadett de Marcos Correa, da cidade de Guaiba (RS), com 12s308.

Traseira Original (resultados)
O paulista Celso Camargo segue dominando a categoria em todas as pistas por onde passa! A bordo do Opala preparado pela Julieta Competições, Celso, campeão da Copa Brasil de Arrancada, venceu também o Festival com o tempo de 10s190. Na segunda posição o paranaense Thiago “Baraka” Ferreira, que andou forte com o Opala da equipe Flash e registrou 10s250. Já a terceira posição foi conquistada pelo paulista Guilherme “Pisto” Enrico Paronitti, com 11s181 nos 402 metros.

Dianteira Turbo C (resultados)
Domínio paulista na categoria! Mais uma vitória para o mestre dos turbinados carburadores Ivan Costa Silva, piloto e preparador da equipe Motor Power. Com carro novo, Ivan baixou o recorde para 11s359. Já a segunda posição foi para Luiz Angeli Jr, o “Tomate”, piloto e preparador da Tomate Racing, com 11s663. A terceira posição foi para Nelson Martelli, também da Motor Power, com 11s711. Nelson chegou a registrar 11s546, mas perdeu a segunda colocação no tempo de reação.

Dianteira Turbo B (resultados)
Limitada em 65 inscritos, a DT-B foi a categoria mais numerosa e uma das mais disputadas da competição. O grande vencedor foi Vilson Ferreira, piloto e preparador da equipe Julieta Competições, com 10s997 mais incrível reação de 0s001. Já o segundo lugar foi para o Manauara Wladimir Carranza, da Lelo Motorsport, com 10s993 mais 0s015 no farol! Em terceiro lugar temos o catarinense Alexandre Vasconcelos, da Dragster Motorsport, com 11s085 nos 402 metros.

Dianteira Turbo A (resultados)
A equipe Kadu Racing fechou sua participação no ano de 2012 com chave de ouro, colocando 2 de seus pilotos nos lugares mais altos do pódio de uma das categorias mais disputadas da Arrancada brasileira! Quem levou a melhor foi Renato Brizolari, que registrou 9s485 mais reação de 0s001 a bordo do Gol AP 16V turbo. Na segunda posição o Gol AP 8V de Rodrigo Mizukami, com 9s477 e reação de 0s079. Já na terceira colocação o gáucho Paulo Eduardo Ramos, da equipe MotorFort, com 9s553.

Traseira Turbo (resultados)
Sem duvidas a TT foi uma das categorias de maior destaque no Festival. Com carros montados (sem alivio de peso) com motores de mais de 1000cv de potência, belos burnouts, empinadas, e grandes disputas, o público assistiu os pegas e aplaudiu de pé! Guilherme Emiliano despediu-se da categoria que o fez conhecido em todo o país em grande estilo! Venceu a prova mais tradicional da Arrancada brasileira com 9s147 mais 0s015 no farol. Agora, o Opala TT recordista pertence ao piloto Celso Camargo, e Guilherme deverá retornar as pistas em breve por uma categoria mais alta! O segundo
colocado foi o piloto e preparador Pedro Nunes, da Nunes Competições, de Sorocaba (OS). Pedro fez o tempo mais baixo da prova, com 9s081, mas deixou a vitória escapar com a reação de 0s100. Já a terceira posição foi para Foz do Iguaçu, nas mãos de Anselmo Sepp, da equipe Podium, com 9s320. Dentro os inúmeros Opalas que fazem bonito na categoria, não podemos deixar de comentar sobre o Chevette AP turbo de Luis “Aranha” Figueiredo, da equipe Magrão Racing, que andou forte para registrar 9s560 nos 402 metros!

Dianteira Super (resultados)
O único GM participante da categoria ocupou o lugar mais alto do pódio! Mesmo com problemas para engatar as marchas, quem levou a melhor foi Cristiano de Camargo, da equipe Cotton Motorsport, com 11s549. Na segunda posição Harrisson Toty Marques, que estreou seu novo Gol AP 16V com 11s702. Já a terceira colocação foi conquistada pelo catarinense Armelino José de Souza, com 11s788.

Traseira Super (resultados)
Na briga entre Ford V8 e GM 6 cil, melhor para o Ford V8 do mineiro Gustavo Castañon! A bordo do Ford Maverick, Gustavo faturou o Festival com o tempo de 9s190, mesmo com problemas na quinta marcha de seu câmbio clutchless. Já o segundo colocado foi Marcio “Los Hermanos” Julio, que reestreou a Caravan aspirada em grande estilo! Com novo motor 6 cil e novo chassi, registrou 9s357, a “apenas” 191 km/h! Já a terceira posição foi para o estreante Diego Busato. O piloto, que competiu
durante anos na categoria Desafio, acelerou um belo Opala 6 cil e ainda em fase de acertos, fez bonito ao registrar 10s309.

Força Livre Dianteira (resultados)
Vitória do paulista Ricardo Miyaki, da Grid Race Team, que registrou o ótimo tempo de 8s728 com o Gol AP 20V turbo. Já a segunda colocação foi conquistada pelo VW 16V de João “Tiozinho” Tasso, da Sapinho Câmbios, com 9s021. Em terceiro lugar o gaúcho Jader Krolow, da Branco Motors, que chegou a andar na casa dos 8s com 8s943, mas deixou a segunda colocação escapar no farol, com 0s241.

Força Livre Traseira (resultados)
Alex Sander da Silva, da cidade de Toledo (PR), bateu o recorde de todas as pistas por onde passou! No Festival, Alex fez a marca que faltava em seu currículo, ao registrar 8s976 a bordo do Chevette equipado com motor de opala 4 cil turbo! No segundo lugar temos Marcos Martins, da equipe Zé Louquinho, com 9s446. Já a terceira posição foi para Anderson Maltezo, da Serginho Motor Street, que simplesmente fez todas as puxadas do final de semana abaixo dos 9s6! Anderson chegou a registrar 9s457.

Extreme 10.5 (resultados)
A categoria Extreme 10.5 foi uma das mais bonitas da competição. Com 13 participantes, e os mais variados tipos de carros e preparações, a categoria fez a alegria da galera! Além dos carros de 4, 6 e 8 cilindros que temos no Brasil, contamos também com a presença de pilotos paraguaios, com seus veículos equipados com tração 4x4!
O que falar de um carro impecável, que baixou o recorde da categoria 3 das 4 vezes que foi à pista nas puxadas oficiais do Festival? Este é o novo Opala V8 supercharger do paranaense Daniel Ranowski,
da equipe Busato Drag Race! Em sua última puxada, Daniel fechou sua participação no ano de 2012 batendo na porta da casa dos 7 segundos, com 8s009, novo recorde da categoria! O segundo colocado foi Alexandre “Portugues” Lourenço, da JD Preparações, com 8s445 a bordo do New Beetle. Infelizmente Portugues não pode participar das ultimas puxadas devido a quebra do bloco do motor de opala 4 cil que equipa o Beetle. Já a terceira posição foi para o paranaense Fabio Costa, com o Opala V8 supercharger da Busato Drag Race. Fabio registrou 8s430, tempo mais baixo que o do segundo colocado, porém ficou em terceiro devido a reação. Após andar na casa dos 8s, o Opala V8 de Fabio é trazido funcionando de volta aos boxes. Será que da para passear com o carro na rua?!
Infelizmente tivemos o acidente do Mazda XTM de Roberto Lima, da Grid Race Team. O manauara perdeu o controle do Mazda 6 cil biturbo na altura dos 300 metros, cruzou da pista da esquerda para a direita e, ao tentar trazer o carro de volta acabou capotando. De cabeça para baixo, o Mazda retornou para pista da esquerda e atingiu o muro. Graças aos equipamentos de segurança, Roberto nada sofreu, porém os prejuízos materiais foram grandes.

Pro Mod (resultados)
A categoria trouxe belas disputas, com carros de mais de 3.000hp de potência acelerando lado a lado! Quem nos deu esse presenteforam os pilotos Fabio Costa, Helder Gandolfo, Hiroshi Abe, Roderjan Busato e Wender Jones, que colocaram os bólidos lado a lado na grande maioria das largadas! A bordo do Camaro Pro Mod, Roderjan conquistou o novo recorde da categoria no AIC com 7s345! Já a segunda posição foi para Hiroshi Abe, da Illicit Customs. Com nova pintura na Malibu V8 biturbo, Hiroshi também andou forte e registrou o tempo de 7s698. Hiroshi
registrou a maior velocidade da categoria durante a competição, com nada menos que 307km/h! Esta foi a despedida da Malibu da categoria Pro Mod. Para 2013, Hiroshi deverá acelerar seu novo Camaro, e a Malibu irá para a categoria XTM. Na terceira posição temos o belíssimo Camaro do piloto curitibano Fabio Costa, com o ótimo tempo de 7s694. Fabio beliscou a casa dos 300 km/h ao passar a 297km/h nos 402 metros!

Dragster Jr (resultados)
No ano de 2012, Isabela Porte, da equipe Dominator, deu nova vida a categoria Dragter Jr ao registrar tempos similares aos melhores DT-B do país na distância de 201 metros. Após um ano de muitas conquistas, despediu-se da categoria em grande estilo! A piloto, que irá estudar fora do Brasil em 2013, encerrou sua participação na Dragster J com o novo recorde de 7s395 nos 201 metros! Mas Isabela não irá se afastar das pistas! Quando Isabela retornar ao Brasil, Agnaldo Porte, pai da piloto e chefe da equipe, já garante que vem novo carro por aí!

Dragster Light (resultados)
Quem levou a melhor foi o gáucho Marcelo Griebler, da equipe Yellow/MapGreen, com o tempo de 7s325 com o V8 big block nitro. Já a segunda colocação foi para o paranaense Arlindo Pereira da Costa, com 7s897 a bordo do Dragster Nostalgia V8 blower. Em terceiro lugar temos o gaúcho Jader Krolow, da Gandolfo Drag Race, que registrou 8s174 na estréia de seu novo dragster V8 big block nitro.

Dragster Top Alcohol (resultados)
Maurício Debarba, da equipe Power Tech, foi o mais rápido do evento ao registrar 6s201 com velocidade final de 333km/h. Debarba não pode treinar, já que nas 3 vezes que o carro foi para a pista durante os treinos livres, a chuva despencou em Curitiba! Debarba representou muito bem a categoria, que Infelizmente neste festival teve apenas 1 participante, já que não tivemos a presença de nomes como Alejandro Sanchez e Sidnei “Grandão” Frigo.

Vencedores por Estado

Em um evento que realmente tem a participação de pilotos de todos os estados Brasileiros, faz sentido observar o número de vitórias de cada estado. Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul são os estados que alcançaram o maior número de vitórias no Festival.

Estado
Primeiras colocações
Segundas colocações
Terceiras colocações
Recordes
PR
10
7
8
4
SP
6
6
2
2
RS
2
1
4
1
SC
0
2
3
0
MG
1
0
0
0
AM
0
1
0
0

 
  :: Página Principal