:: Página Principal  
 


Campeonato Paulista de Arrancada 2011
2ª etapa - 13 a 15 de maio


Fotos
Sábado - Domingo

Comentários

Texto: Filipe Sturion / Fabio Pascoal

A segunda etapa do Campeonato Paulista de Arrancada, foi realizada entre os dias 13 e 15 de maio no ECPA em Piracicada (SP).

Com presença de 120 pilotos, vindos de diversos Estados brasileiros, a etapa foi animada por cinco quebras de recorde diversos pegas de arrepiar.

Com o cancelamento da etapa do Paranaense de Arrancada, que seria no mesmo final de semana, muitos pilotos foram para o ECPA. Os dragsters, que há tempos não davam as caras, voltaram a aparecer! Com a presença de Valtinho Costa, com o 6 cilindros recordista preparado pela equipe Grid Race Team, e Luis Aparecido Rodrigues, que estreou o novo dragster V8 biturbo da equipe Nytron.

A pista garantiu fortíssimas emoções na hora da desaceleração. Dentre alguns que entraram na brita, cavalos de pau, freadas fortes, etc, podemos destacar a manobra de Valtinho Costa, que fez um perigoso Drift com o Dragster no momento da abertura do pára-quedas. A manobra foi flagrada pela lente de Fabio Pascoal, que estava no final da reta. Ao ver as imagens, Valtinho, que já havia batido o recorde da categoria, decidiu não arriscar mais e não fez as últimas puxadas.

O ECPA apresentou uma cobertura na parte da arquibancada junto as lanchonetes. Com isso, o público podia saborear seu rango e acompanhar as puxadas na sombra.

Os treinos livres se iniciaram na sexta-feira, e diversos pilotos já registraram ótimos tempos, mostrando que uma grande prova estava por vir! No sábado pela manhã, mais treinos, e a tarde, 2 baterias oficiais. No domingo, apenas 2 baterias das 3 previstas puderam ser realizadas, já que São Pedro decidiu acabar com a festa e mandou a chuva.


Standard (resultados)
A categoria, que foi agregada neste ano ao Campeonato, contou com 5 participantes, e já conta com boas disputas. Os 3 primeiros colocados andaram na casa dos 8s5. A primeira colocação foi para o paulista Fabiano “Camarão” Maldonado, da Iguatemi Motors, com 8s504 nos 201 metros. Já o segundo lugar foi para a cidade de Campo Largo (PR), nas mãos de Marcos Bot Ribeiro, da Borboleta Preparações. Marcos garantiu a vitória com a reação de 0s123 mais 8s537, deixando a terceira posição para Sérgio Fernando Ribeiro, da Peninha Street, que fez o tempo de 8s518 na pista, mas deixou a segunda colocação escapar com a reação de 0s166.

Dianteira Original (resultados)
O paulista Cristiano Frank, da Peninha Street, venceu a segunda etapa seguida e andou próximo do seu próprio recorde com 7s748. Em segundo lugar temos Samuel Barbosa dos Santos, da Saúva Preparações, que também andou na casa dos 7s com 7s937. Já a terceira posição foi para Wellington Marcelino, da equipe Autotec, que reagiu rápido e deixou seus concorrentes para trás com 0s029 no farol mais 8s312 nos 201 metros.

Traseira Original (resultados)
Diogo Carnicelli de Campos, de São Paulo (SP), segue imbatível na categoria. Com o Opala aspirado da equipe Nivaldo Motores, foi o único a andar na casa dos 6 segundos e venceu com 6s991. O segundo colocado foi o também paulista Celso Camargo, da equipe paranaense Julieta Racing. Celso, que enfrentou problemas na vedação do cabeçote de seu GM 6 cil, fez o tempo de 7s301. Em terceiro lugar o paranaense Cristiano Julio, de Imbituva (PR). Com a Caravan da equipe Los Hermanos, fez os 201 metros em 7s381.

Dianteira Turbo C (resultados)
Sergio Ortega Giovanoni, da MCR Racing, deu o bote na reação (0s005) para faturar o primeiro lugar em uma das categorias mais disputadas do final de semana, com 8s123 no 1/8 de milha. Em segundo lugar temos Nelson Martelli, que foi o mais rápido da categoria com 8s055. Já a terceira colocação foi para Rafael Ercolin, que registrou 8s165 com a Saveiro turbo da Merino Preparações.

Dianteira Turbo B (resultados)
Com 26 participantes, esta foi a categoria mais numerosa do evento. O paranaense Flávio Cazzado, da Teruo Motorsport, venceu a segunda etapa consecutiva com 7s793. A segunda colocação foi para Curitiba (PR), nas mãos do piloto e preparador Vilson Ferreira, da Julieta Racing, com 7s831. Já o terceiro lugar foi para o paulista Ronaldo Perez Fernandes, da Grid Motorsport, com 7s931. Rogério Gregoris, presidente do CONAR, falou sobre a liberação de pneus radiais importados para a DT-B, que está em estudos e deverá ocorrer no ano que vem.

Dianteira Turbo A (resultados)
Com 15 dos 19 inscritos na casa dos 6 segundos, a DT-A foi uma das categorias mais emocionantes do fim de semana! Destaque para o duelo travado entre o VW 8 válvulas de Marcelo “Tuxo” Prezotto, da Lelo Motorsport, e o VW 16V de Edvan Menezes, da equipe Espaço Motor. Tuxo, de Piracicaba (SP), garantiu a vitória com a reação de 0s020, mais o bom tempo de 6s496. O piloto chegou ainda a baixar o recorde da categoria, porém a marca foi reconquistada logo em seguida pelo segundo
colocado Edvan Menzes, que registrou 6s480. Já em terceiro lugar temos Carlos Rogério Bento, o Lelo, da Lelo Motorsport. O preparador assumiu as rédeas do VW Gol de seu cliente, que será levado para Manaus (AM), e na primeira prova do carro, já fez o temporal de 6s503!

Traseira Turbo (resultados)
Juliano Silva, de São José dos Campos (SP), beliscou o recorde da categoria a bordo do Opala 6 cil turbo da equipe Flash, com 6s369. Na segunda colocação Newton Guirau Jr, com o Chevette AP Turbo da Fusion Preparações. Newton vem melhorando a cada etapa, e registrou o tempo de 6s815. Já a terceira colocação foi para Luis “Aranha” Figueiredo, da equipe Rapido´s. Aranha vem enfrentando problemas com o Chevette AP turbo, e ficou com o tempo de 7s877.

Dianteira Super (resultados)
A categoria segue com um número baixo de inscritos. Nesta etapa, apenas 3 participantes. Quem levou a melhor foi Cristiano de Camargo, da Cotton Motorsport, com 6s911 a bordo do Kadett 16V. Já o segundo lugar foi conquistado por Fabiano Rocha de Souza, com o Gol da Autotec e 7s544 nos 201 metros. Na terceira colocação Marcos Galante, com o Escort da Peninha Street, com 8s074.

Traseira Super (resultados)
Apenas 2 carros na categoria garantiram uma belo duelo durante todo o final de semana. Quem levou a melhor foi o paulista Luis Aparecido Rodrigues, com o Cobra da equipe Nytron. Luis ganhou na reação, com 0s097 no farol mais 6s810. Já o paranaense Sérgio Sleutjes, acelerou o Maverick preparado pela Palharini Racing e fez o tempo de 6s793.

Força Livre Dianteira (resultados)
João Roberto Tasso, o Tiozinho da Sapinho Câmbios, bateu o recorde da categoria e garantiu o primeiro lugar com 5s828 a 203 km/h. Durante os treinos de sexta-feira, chegou a andar na casa dos 5s6 a estúpidos 211 km/h, porém problemas no cabeçote 16V não deixaram o piloto repetir este tempo. Em segundo lugar o japa Ricardo Miyaki, da Grid Race Team, com 6s214. Ricardo estava testando um novo sistema de embreagem, e sofreu com a quebra de diversos conjuntos de coroa e pinhão. A terceira colocação foi para André Minoru, da Esther Turbo, com 6s455 nos 201 metros.

Força Livre Traseira (resultados)
Cristian Flavio de Castro, piloto e preparador da Criscar, seguem imbatível no ECPA! Mesmo com problemas de vedação no cabeçote 8V, andou na casa dos 5 segundos e venceu com 5s842! Já a segunda posição foi para Caca Silveira, da Nunes Preparações, com 6s973. Em terceiro lugar temos Alexandre Mateus e o Chevette da Setti Racing, que fez sua estréia no ECPA com 7s311. Infelizmente, Alexandre perdeu o controle do carro após um vazamento de óleo e acabou batendo no muro.

Extreme 10.5 (resultados)
Edenilson “Beleza” Luna foi o único participante na categoria, e bateu o recorde da categoria ao levar o Audi Pro Mod da equipe Grid / Belquip ao final dos 201 metros em 5s518!

Dragster Jr C (resultados)
O pequeno Felipe Luna, filho de Edenilson “Beleza” Luna, seguiu os passos do pai e também bateu o recorde da categoria com 11s433.

Dragster Light (resultados)
Ainda no sábado, Valtinho Costa fez uma puxada já no escuro, e bateu o recorde da categoria Dragster Light com 4s888 a “apenas” 190km/h, já que o piloto freou antes dos 201 metros. No domingo, Valtinho derrubou o placar com 4s651 a 242 km/h! No momento da abertura dos pára-quedas, o dragster acabou saindo do trilho e Valtinho fez uma manobra perigosa para segurar o bólido. Já Luis Aparecido Rodrigues, da Nyron, estreou seu dragster equipado com motor Ford V8 bi-turbo, e ainda em fase de acertos, andou na casa dos 7 segundos.


 
  :: Página Principal