:: Página Principal  
 

  - Etapas

  - Recordes



Festival ECPA de Arrancada 2013 - 25 a 27 de janeiro
Fotos
Sabado - Domingo

Recomende essa cobertura no Facebook:
Curta o DragsterBrasil.com:

Comentários

Texto: Filipe Sturion

Entre os dias 25 e 27 de fevereiro, foi realizado o tradicional Festival ECPA de Arrancada, prova que abre a temporada de Arrancadas nos 201 metros mais disputados do país. O evento contou com 153 inscritos, que foram divididos em 19 categorias.

4 baterias de largada foram realizadas para definir os campeões do Festival. Após a realização da 4ª bateria, os dois melhores classificados de cada categoria foram convocados para desafio no estilo mata-mata, o que garantiu ainda mais emoção para finalizar o evento. A disputa foi um show a parte e os vencedores da "final" receberam um troféu separado, pois os vencedores da prova foram definidos da maneira tradicional, pelo melhor tempo obtido em cada categoria.

Apesar da boa intenção, esse formato causou certo descontentamento entre vários competidores. Pois alguns recordes foram conquistados na puxada final, e estes tempos não foram validados, por fazerem parte de uma disputa separada do Festival ECPA. A idéia da final é muito boa, porém deixar os participantes sem a quinta largada para fazer uma final sem valor, não tem nenhum propósito.

Recordes e destaques

Pela categoria Desafio 9.5 segundos, Cleber Pereira, da equipe Klebinho Racing, não deu chances para os adversários a bordo de seu VW Gol Aspirado. Cleber registrou 9s180 nos 201 metros mais 0s320 de reação, chegando nos 9s500 cravados e garantindo o melhor tempo possível da categoria!

Já na Standard, quem levou a melhor foi o paranaense Paulo Vinicius Gondawski, da Evolution Performance, que garantiu o novo recorde da categoria com 8s046.

A Street Tração Traseira contou com apenas um participante. Infelizmente é nítida a grande redução do grid das categorias de tração traseira no Brasil. Apesar de andar sozinho, o paranaense Marcio Julio, da Julieta Competições, andou forte para levar para a cidade de Imbituva (PR) o novo recorde da STT paulista com 7s507.

Após 1 ano, o paulista Celso Camargo, também da Julieta Competições, voltou a acelerar no ECPA e melhorou ainda mais marca que já o pertencia com 6s517, novo recorde da categoria.

Como já é de costume, a Dianteira Turbo B foi a categoria mais numerosa, com 51 participantes, e também a mais disputada. O recorde da categoria trocou de mãos várias vezes durante o evento, e terminou nas mãos de Abês Garrucho, da Nicola Turbo, com 7s478.

Já na Traseira Turbo, Luis “Aranha” Figueiredo, da equipe Magrão Racing, baixou um dos recordes mais antigos do ECPA! Desde julho de 2011, o tempo a ser batido pertencia a Guilherme Emiliano, com a excelente marca de 6s034. Depois de anos de muito trabalho, Aranha, a bordo do Chevette AP 16V turbo, conquistou o novo recorde com 6s017!

Além de conquistar o recorde da STT, o piloto Marcio Julio derrubou também o recorde da TS! A bordo de sua outra Caravan, registrou 6s129 e mostrou que tem carro de sobra para andar na casa dos 5 segundos! Na puxada do recorde, na hora de engatar a terceira marcha, o câmbio clutchless acabou engatando a quarta marcha, fazendo a Caravan perder velocidade!

Na Dragster Jr B, Felipe Luna, da Belquip Competições, andou forte para registrar 8s448 nos 201 metros! Para o orgulho de seu pai Edenilson “Beleza” Luna, Felipe conquistou o novo recorde da categoria! A velocidade final foi de 124km/h!

 
  :: Página Principal